Conforme as Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica (CFP, 2019), em relação às possibilidades de atuação do psicólogo, analise as assertivas abaixo:
I. O saber da psicologia na relação com a instituição escola se fundamenta na dimensão subjetiva do processo de ensino-aprendizagem através de temáticas como: desenvolvimento, relações afetivas, prazeres e sofrimentos, comportamentos, ideias, sentimentos, motivação, interesse, aprendizagem, socialização, significados, sentidos e identificações.
II. A função social da escola deve ser considerada nas práticas dos profissionais de psicologia, de modo que o ser humano deve ser apreendido como constituído pela realidade histórico-social e que, por isso, necessita saber-se sujeito nesse contexto para aprender a pensar, ter sentimentos, agir e avaliar.
III. A função da escola é hierarquizar conhecimentos e experiências produzidos pela humanidade, sobretudo, nas dimensões de classe, cultura, religião, e as relações de gênero e étnicos-raciais.
IV. O profissional de psicologia no contexto educativo, ao conhecer as múltiplas determinações da atividade educacional, pode priorizar adequadamente determinadas áreas de intervenção e desenvolver um trabalho com toda a comunidade escolar, sempre seguindo o princípio da coletividade e visando o bem de todos e todas.
Quais estão INCORRETAS?
- A) Apenas III.
- B) Apenas IV.
- C) Apenas I e III.
- D) Apenas II e IV.
- E) Apenas III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Apenas III.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Na direção de contribuir para a melhoria da qualidade da educação em todos os níveis, nossas ações devem pautar-se em tornar disponível um saber específico da Psicologia para questões da Educação que envolvam prioritariamente o fortalecimento de uma gestão educacional democrática que considere todos os agentes que participam da comunidade escolar, e de formas efetivas de acompanhamento do processo de escolarização.
Esse saber fundamenta-se no entendimento da dimensão subjetiva do processo ensino-aprendizagem. Temáticas como: desenvolvimento, relações afetivas, prazeres e sofrimentos, comportamentos, ideias e sentimentos, motivação e interesse, aprendizagem, socialização, significados, sentidos e identificações contribuem para valorizar os sujeitos envolvidos nas relações escolares.
Para uma intervenção na área, uma das primeiras questões que se põe ao profissional é: qual a função social da escola? Entendemos que o ser humano é constituído pela realidade histórico-social que vem sendo produzida de geração em geração. O homem não nasce sabendo ser homem e para aprender a pensar, para ter sentimentos, agir, avaliar, é preciso aprender, o que compete ao trabalho educativo (SAVIANI, 2003). Nesses termos, é fundamental que a educação atue no processo de humanização, contribuindo para a apropriação dos conhecimentos produzidos na sociedade.
A escola tem como objetivo socializar os conteúdos e também os instrumentos necessários para o acesso ao saber. Sua função é socializar conhecimentos e experiências produzidos pela humanidade, problematizando as dimensões de classe, cultura, religião, as relações de gênero e étnico-raciais constituintes da sociedade em que vivemos, bem como dos conhecimentos historicamente produzidos. Dessa forma, a(o) psicóloga(o) entende que sua ação pode se encaminhar para a transformação ou para a manutenção da socie- dade, tal como está organizada.
(...)
A(O) psicóloga(o), no contexto educativo, ao conhecer as múltiplas determinações da atividade educacional, pode focar mais adequadamente determinadas áreas de intervenção e desenvolver um trabalho envolvendo toda a comunidade escolar - professores, pais, funcionários, estudantes. Qualquer trabalho realizado com um desses segmentos deve ter como princípio a coletividade, visando o bem de todos e todas."
Fonte: "Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica" (CFP)
Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas abaixo.
Portanto, a única incorreta é a Letra A.
Quais estão INCORRETAS?
a) Apenas III.
b) Apenas IV.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e IV.
e) Apenas III e IV.
Deixe um comentário