Jean Piaget e Lev Vygosky são dois importantes teóricos do campo da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. São conhecidos como interacionistas por pressuporem a interação entre os polos organismo e meio no processo de desenvolvimento. Embora haja similaridades em suas proposições, há, também, discordâncias, sobretudo no que se refere à importância do fator aprendizagem ao desenvolvimento humano. Acerca da noção de aprendizagem, é correto afirmar que, para Piaget, a aprendizagem
- A) aconteceria em estágios que seriam determinados pelas relações sociais, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria resultado de processos relacionados à Zona de desenvolvimento proximal.
- B) somente poderia ocorrer após o período de desenvolvimento consequente da maturação do organismo, e, para Vygotsky, o desenvolvimento seria estimulado pela aprendizagem.
- C) estaria relacionada aos estágios de desenvolvimento, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria consequência da maturação do organismo.
- D) aconteceria por estágios que seriam estimulados pelo ambiente, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria resultado da maturação do organismo.
- E) seria o processo anterior ao desenvolvimento do organismo, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria resultado de fatores sociais.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) somente poderia ocorrer após o período de desenvolvimento consequente da maturação do organismo, e, para Vygotsky, o desenvolvimento seria estimulado pela aprendizagem.
Jean Piaget e Lev Vygosky são dois importantes teóricos do campo da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. São conhecidos como interacionistas por pressuporem a interação entre os polos organismo e meio no processo de desenvolvimento. Embora haja similaridades em suas proposições, há, também, discordâncias, sobretudo no que se refere à importância do fator aprendizagem ao desenvolvimento humano. Acerca da noção de aprendizagem, é correto afirmar que, para Piaget, a aprendizagem
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Desenvolvimento é encarado como um processo maturacional que ocorre antes da aprendizagem, criando condições para que esta se de. É preciso haver um determinado nível de desenvolvimento para que certos tipos de aprendizagem seriam possíveis. Esta é, em essência, a posição defendida por Piaget.
(...)
Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotski, 0 ambiente social. Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios. Vygotski, ao salientar 0 ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. Neste sentido, para este autor, não se pode aceitar uma visão única, universal, de desenvolvimento humano.
(...)
Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. Vygotski, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento."
Fonte: "Psicologia na Educação" (Davis e Oliveira)
Portanto, encontramos a resposta na Letra B.
a) aconteceria em estágios que seriam determinados pelas relações sociais, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria resultado de processos relacionados à Zona de desenvolvimento proximal.
b) somente poderia ocorrer após o período de desenvolvimento consequente da maturação do organismo, e, para Vygotsky, o desenvolvimento seria estimulado pela aprendizagem.
c) estaria relacionada aos estágios de desenvolvimento, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria consequência da maturação do organismo.
d) aconteceria por estágios que seriam estimulados pelo ambiente, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria resultado da maturação do organismo.
e) seria o processo anterior ao desenvolvimento do organismo, e, para Vygotsky, a aprendizagem seria resultado de fatores sociais.
Deixe um comentário