Vygotsky (2001) afirma que a interação entre aprendizado e desenvolvimento é estudada por diversos autores em uma infinidade de teorias. Contudo, o autor tem sua própria hipótese, na qual pressupõe-se que:
- A) os processos de desenvolvimento e aprendizagem podem ser compreendidos como sinônimos.
- B) a aprendizagem e o desenvolvimento infantil se produzem de modo simétrico e paralelo no contexto escolar.
- C) o desenvolvimento da criança acompanha a aprendizagem escolar, como uma sombra acompanha o objeto que a projeta.
- D) existe uma independência recíproca extremamente simplista entre o processo de desenvolvimento e o da aprendizagem.
- E) o processo de desenvolvimento não coincide com o da aprendizagem, sendo que a aprendizagem está sempre adiante do desenvolvimento.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) o processo de desenvolvimento não coincide com o da aprendizagem, sendo que a aprendizagem está sempre adiante do desenvolvimento.
Gabarito: Letra E
Vygotsky (2001) afirma que a interação entre aprendizado e desenvolvimento é estudada por diversos autores em uma infinidade de teorias. Contudo, o autor tem sua própria hipótese, na qual pressupõe-se que:
Segundo Vygotsky, o processo de desenvolvimento não coincide com o da aprendizagem:
“O desenvolvimento humano nessa perspectiva depende do envolvimento do sujeito em situações de aprendizagem capazes de considerar o seu desenvolvimento potencial. Tais situações devem estimular e ativar “um grupo de processos internos de desenvolvimento no âmbito das inter-relações com outros, que, na continuação, são absorvidos pelo curso interior de desenvolvimento e se convertem em aquisições internas [...]” (VYGOTSKY, 1988, p. 115). Assim sendo, vale destacar que: “[...] o processo de desenvolvimento não coincide com o da aprendizagem, o processo de desenvolvimento segue o da aprendizagem, que cria a área de desenvolvimento potencial” (VYGOTSKY, 1988, p. 116).”
a) os processos de desenvolvimento e aprendizagem podem ser compreendidos como sinônimos.
b) a aprendizagem e o desenvolvimento infantil se produzem de modo simétrico e paralelo no contexto escolar.
c) o desenvolvimento da criança acompanha a aprendizagem escolar, como uma sombra acompanha o objeto que a projeta.
d) existe uma independência recíproca extremamente simplista entre o processo de desenvolvimento e o da aprendizagem.
e) o processo de desenvolvimento não coincide com o da aprendizagem, sendo que a aprendizagem está sempre adiante do desenvolvimento.
Nosso gabarito é Letra E.
Deixe um comentário