Para Vygotsky (1999), em relação ao desenvolvimento infantil, “Como no caso da memória e da atenção, a inclusão de signos na percepção temporal não leva a um simples alongamento da operação no tempo; mais do que isso, cria as condições para o desenvolvimento de um sistema único que inclui elementos efetivos do passado, presente e futuro.
Esse sistema psicológico emergente na criança engloba, agora, duas novas funções”:
- A) as intenções e as representações simbólicas das ações propositadas.
- B) a percepção direta e a noção de continuidade.
- C) os mecanismos de defesa e a interiorização.
- D) representações simbólicas e assimilação de valores sociais.
- E) comportamentos interiorizantes e exteriorizantes.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) as intenções e as representações simbólicas das ações propositadas.
Gabarito: Letra A
Esse sistema psicológico emergente na criança engloba, agora, duas novas funções”:
Vamos ver o que diz o autor:
“Como no caso da memória e da atenção, a inclusão de signos na percepção temporal não leva a um simples alongamento da operação no tempo; mais do que isso, cria as condições para o desenvolvimento de um sistema único que inclui elementos efetivos do passado, presente e futuro. Esse sistema psicológico emergente na criança engloba, agora, duas novas funções: as intenções e as representações simbólicas das ações propositadas. Essa mudança na estrutura do comportamento da criança relaciona-se às alterações básicas de suas necessidades e motivações. (...) As premências instintivas predominantes dos animais tornam-se secundárias nas crianças. Novas motivações, socialmente enraizadas e intensas, dão direção à criança. (VIGOTSKI, 1998a, p. 48-49).”
a) as intenções e as representações simbólicas das ações propositadas.
b) a percepção direta e a noção de continuidade.
c) os mecanismos de defesa e a interiorização.
d) representações simbólicas e assimilação de valores sociais.
e) comportamentos interiorizantes e exteriorizantes.
Nosso gabarito é Letra A.
Fonte: VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998
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