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De acordo com Freller (et. al. 2001), grande parte das crianças que procuram atendimento psicológico são encaminhadas pela escola porque apresentam dificuldades no seu processo de escolarização.

Nesse sentido, segundo os autores:

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) as dificuldades enfrentadas pelas crianças na escola são fenômenos produzidos por uma rede de relações que inclui escola, família e a própria criança, em um contexto socioeconômico que engendra uma política educacional específica.

Gabarito: Letra B

 

Vamos ver o que os autores dizem:

“Grande parte das crianças que procuram atendimento psicológico são encaminhadas pela escola porque apresentam dificuldades no seu processo de escolarização. O atendimento psicológico tradicional, além de demorado, foca os mecanismos intrapsíquicos e as relações familiares, excluindo processos e práticas escolares que participam da produção e manutenção das dificuldades apresentadas pela criança na escola. Os instrumentos privilegiados são o psicodiagnóstico e a psicoterapia.

Sabemos que as dificuldades enfrentadas pelas crianças na escola são fenômenos produzidos por uma rede de relações que inclui a escola, a família e a própria criança, em um contexto socioeconômico que engendra uma política educacional específica. Desta forma, todos os segmentos devem ser incluídos no processo de atendimento, apresentando sua versão sobre o problema, refletindo, contextuando e buscando soluções diversas para cada caso.

Neste sentido, fez-se necessário desenvolver um modelo de atendimento focal e breve, que ajudasse pais, crianças e escola a problematizar as dificuldades enfrentadas no decorrer do processo de escolarização da criança, buscando alternativas e soluções.”

 

Nesse sentido, segundo os autores:
a)  o atendimento psicológico crítico, além de demorado, foca os mecanismos intrapsíquicos e as relações familiares, excluindo os processos e práticas escolares.
b)  as dificuldades enfrentadas pelas crianças na escola são fenômenos produzidos por uma rede de relações que inclui escola, família e a própria criança, em um contexto socioeconômico que engendra uma política educacional específica.
c)  é necessário desenvolver um modelo de atendimento de longo prazo, que ajude os pais a problematizarem as dificuldades na educação dos filhos com base nos comportamentos infantis.
d)  a criança tem papel fundamental na produção da queixa escolar, sendo importante a escola apontar sua versão sobre o problema, refletindo sobre questões intrapsíquicas do aluno que fundamentam a queixa escolar.
e)  o atendimento psicológico de queixas escolares deve priorizar o trabalho com as famílias com práticas adequadas, isentando a participação da escola na produção dessas queixas.

 

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: Freller, C. C., Souza, B. de P., Angelucci, C. B., Bonadio, A. N., Dias, A. C., Lins, F. R. S., & Macêdo, T. E. C. R. de .. (2001). Orientação à queixa escolar. Psicologia Em Estudo, 6(2), 129–134

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