Segundo o documento “Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica” (2013), a complexidade do processo de escolarização, em uma sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de acesso e permanência nas escolas.
Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada como
- A) elemento secundário no contexto histórico.
- B) a base social de sua constituição.
- C) a própria subjetividade coletiva.
- D) critério objetivo para a aprendizagem.
- E) base médica e psicológica para a educação.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) a base social de sua constituição.
Gabarito: Letra B
Vejamos o que diz a cartilha:
“O resultado do processo ensino e aprendizagem, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas sociais e escolares que o produzem. Nessa perspectiva, a (o) psicóloga (o) avança na compreensão desse processo quando o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas. Sua superação depende de ação que envolva os diferentes aspectos do processo de escolarização: relações familiares, grupos de amigos, práticas institucionais e contexto social. A complexidade do processo de escolarização, numa sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de acesso e permanência nas escolas. Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada, não como elemento acessório da subjetividade humana, mas sim como a base social de sua constituição (SOUZA, 2002). Dessa forma, a análise das práticas escolares centra-se nas relações institucionais, considerando o contexto social e histórico em que é produzido o processo de escolarização.”
Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada como
a) elemento secundário no contexto histórico.
b) a base social de sua constituição.
c) a própria subjetividade coletiva.
d) critério objetivo para a aprendizagem.
e) base médica e psicológica para a educação.
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Conselho Federal de Psicologia Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2013.
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