Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo o documento “Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica” (2013), a complexidade do processo de escolarização, em uma sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de acesso e permanência nas escolas.

Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada como

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) a base social de sua constituição.

Gabarito: Letra B

 

Vejamos o que diz a cartilha:

“O resultado do processo ensino e aprendizagem, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas sociais e escolares que o produzem. Nessa perspectiva, a (o) psicóloga (o) avança na compreensão desse processo quando o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas. Sua superação depende de ação que envolva os diferentes aspectos do processo de escolarização: relações familiares, grupos de amigos, práticas institucionais e contexto social. A complexidade do processo de escolarização, numa sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de acesso e permanência nas escolas. Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada, não como elemento acessório da subjetividade humana, mas sim como a base social de sua constituição (SOUZA, 2002). Dessa forma, a análise das práticas escolares centra-se nas relações institucionais, considerando o contexto social e histórico em que é produzido o processo de escolarização.”

 

Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada como
a)  elemento secundário no contexto histórico.
b)  a base social de sua constituição.
c)  a própria subjetividade coletiva.
d)  critério objetivo para a aprendizagem.
e)  base médica e psicológica para a educação.

 

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: Conselho Federal de Psicologia Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2013.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *