A respeito da dificuldade de aprendizagem, em especial, ao fracasso escolar, assinale a opção correta.
- A) Na escola, se aprende exclusivamente conhecimentos, os valores oficiais e normas de comportamento, enquanto, em outras esferas da vida do indivíduo, são aprendidos valores impostos por certas práticas pedagógicas.
- B) Ao aluno deve ser assegurado o domínio dos conhecimentos pedagogicamente sistematizados, selecionados e organizados pela escola, independentemente de sua realidade e suas necessidades.
- C) O comprometimento dos professores é algo a ser questionado isoladamente, pensando-se no fracasso e na evasão escolar.
- D) O fracasso escolar apresenta-se como uma realidade indissociável da história da educação e do processo de escolarização das classes populares no Brasil.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) O fracasso escolar apresenta-se como uma realidade indissociável da história da educação e do processo de escolarização das classes populares no Brasil.
A respeito da dificuldade de aprendizagem, em especial, ao fracasso escolar, assinale a opção correta.
A questão está baseada no seguinte texto:
"O fracasso escolar na Educação brasileira
A história da Educação brasileira é marcada pela recorrência de evasões, repetências e uma série de outros fatores negativos que são geralmente classificados como fracasso escolar, como nos atestam alguns trabalhos críticos nessa área (Silva, Barros, Halpern, & Silva, 2003). O fracasso escolar apresenta-se, desta forma, como uma realidade indissociável da história da Educação e do processo de escolarização das classes populares no Brasil. Só para se ter uma idéia, dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (2000) apontam que até o início da década de 1950 menos da metade da população brasileira era alfabetizada. Em outro trabalho (Ribeiro, Vovio, & Moura, 2002), encontramos estatísticas recentes nas quais 29% da população brasileira acima de 15 anos é classificada como analfabetos funcionais - pessoas com menos de quatro anos de estudo.
(...)
De acordo com o que afirmam as autoras, o discurso pedagógico escolar funciona como um instrumento ideológico de dominação social. Ele veicula os valores e interesses da classe social que controla a instituição escolar como se eles fossem apenas conhecimentos instrucionais, sem nenhum comprometimento com ideologias de classe."
Fonte: "A persistência do fracasso escolar: desigualdade e ideologia" (Paula e Tfouni)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) Na escola, se aprende exclusivamente conhecimentos, os valores oficiais e normas de comportamento, enquanto, em outras esferas da vida do indivíduo, são aprendidos valores impostos por certas práticas pedagógicas.
b) Ao aluno deve ser assegurado o domínio dos conhecimentos pedagogicamente sistematizados, selecionados e organizados pela escola, independentemente de sua realidade e suas necessidades.
c) O comprometimento dos professores é algo a ser questionado isoladamente, pensando-se no fracasso e na evasão escolar.
d) O fracasso escolar apresenta-se como uma realidade indissociável da história da educação e do processo de escolarização das classes populares no Brasil.
Deixe um comentário