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No que diz respeito à deficiência, para Vygotsky, analisar os itens abaixo:

I. A concepção da deficiência se caracteriza como deficiência primária e deficiência secundária. A deficiência primária é inerente à existência da pessoa, pois está relacionada às limitações que podem influenciar no desenvolvimento das atividades, do cognitivo ou da personalidade, as quais são estabelecidas por características físicas, sensoriais ou cognitivas. O conceito de deficiência secundária diz respeito ao âmbito das relações sociais estabelecidas no decorrer da história de vida da pessoa com deficiência primária.

II. Ao considerar o caráter social do desenvolvimento, Vygotsky aponta que a deficiência sensorial, física ou mental/intelectual afeta simplesmente o organismo físico em si, ou seja, o indivíduo sente sua deficiência exclusivamente pelo aspecto biológico.

III. O que determina a deficiência é meramente a questão biológica.

Está(ão) CORRETO(S):

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) Somente o item I.

Gabarito: Letra A

 

Certo! Veja:

“No que diz respeito à concepção da deficiência, Vigotski (1997) a caracteriza como deficiência primária e deficiência secundária. A deficiência primária é inerente à existência da pessoa, pois está relacionada às limitações que podem influenciar no desenvolvimento das atividades, do cognitivo ou da personalidade, as quais são estabelecidas por características físicas, sensoriais ou cognitivas. Este tipo de deficiência pode ser identificada pelas alterações biológicas que provoca, como a cegueira, a surdez ou ainda as deficiências mental/intelectual ou física. Já o conceito de deficiência secundária diz respeito ao âmbito das relações sociais estabelecidas no decorrer da história de vida da pessoa com deficiência primária. Assim, a deficiência secundária é compreendida como uma conseqüência social da deficiência primária, “as funções particulares podem representar um desvio considerável da norma e, não obstante, a personalidade ou o organismo em geral podem ser totalmente normais” (STERN apud VIGOTSKI, 1997, p. 84)”

 

Errado. Como vimos na afirmativa anterior, Vygotsky trabalha com o aspecto social das deficiências, para além do aspecto biológico. 

 

Errado. O aspecto cultural e social da deficiência também é muito relevante, uma vez que acaba por definir as potencias e obstáculos que as pessoas com deficiência vão enfrentar.

 

Nosso gabarito é Letra A

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