Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Regionalização do espaço mundial

Adaptado de: MARTINELLI, Marcello. Atlas geográfico: natureza e espaço da sociedade. São Paulo: Editora do Brasil, 2003. p. 77.

O mapa apresentado se refere a uma forma de regionalização mundial baseada

Resposta:

A alternativa correta é letra A) no embate econômico entre as nações de economia capitalista desenvolvidas e as subdesenvolvidas.

Resolução

GABARITO LETRA A

  

 

  

 

O mapa apresentado se refere a uma forma de regionalização mundial baseada

a)  no embate econômico entre as nações de economia capitalista desenvolvidas e as subdesenvolvidas.

CORRETA. Após décadas de Guerra Fria, o enfrentamento ideológico entre Socialismo e Capitalismo (Leste x Oeste) perdeu espaço para a disputa econômica entre Ricos e Pobres (Norte x Sul). A ideia ganhou força no início da década de 1990, a partir da dissolução da União Soviética, principal representante do “Segundo Mundo”.

A divisão entre Norte e Sul também é uma representação simbólica, que desrespeita a Linha do Equador. A desigualdade entre Norte e Sul já existia, mas não se evidenciou após a Segunda Guerra Mundial devido ao predomínio da Guerra Fria.

Algumas características desta nova divisão:

– O grande contingente de ex-colônias asiáticas, africanas e americanas (com exceção de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia) forma o bloco dos países do Sul. Apesar de terem características comuns, esses países apresentam profundas diferenças entre si.

– Alguns países se destacam na oferta de oportunidades para investimentos das empresas transnacionais. São países subdesenvolvidos industrializados ou em fase de industrialização. São os chamados países emergentes, e o Brasil está entre eles.

– Os antigos países socialistas são chamados hoje de países de economia “em transição”, porque passam por uma fase de adaptação à economia de mercado. Apenas China*, Cuba, Coréia do Norte, Vietnã, Líbia e Laos ainda resistem como socialistas.

– A África Subsaariana está à margem da economia global. Seus países sofrem com conflitos tribais, fome, seca e aids. Além disso, encontram-se na total dependência do FMI e do Banco Mundial. Diante desse estado de miséria, a África não desperta interesse, nem como consumidora nem como opção de investimento de capital especulativo.

b)  em critérios ideológicos que dividia o mundo em dois grandes grupos, o ligado ao socialismo e o outro, ao capitalismo.

ERRADA. A descrição da alternativa não tem relação com a regionalização mundial. O período após a Segunda Guerra Mundial até 1989 ficou conhecido como Ordem Bipolar ou Mundo Bipolar, assim chamado porque o mundo estava dividido entre dois polos políticos e econômicos opostos, comandados por duas como superpotências mundiais: os Estados Unidos e a União Soviética. Os Estados Unidos lideraram os países que adotaram o sistema capitalista. A União Soviética liderava os países que adotaram o sistema socialista. Observe a imagem abaixo.

 

c)  nos fatores envolvendo características culturais, religiosas e sociais parecidas.

ERRADA. As formas mais conhecidas de distribuição de riqueza no planeta com base no processo de concentração de renda estabeleceram ao longo do processo histórico e que se cristalizou a partir da segunda metade do século XX um critério utilizado em sua confecção e mapas que considera a divisão do mundo entre países do “Norte” (países ricos, desenvolvidos) e países do “Sul” (países pobres, em desenvolvimento). Entre os parâmetros utilizados para tal classificação, deve-se analisar a abrangência e a influência dos processos coloniais responsáveis por impor uma desigual divisão social do trabalho e da produção a uma parcela do território mundial. Nesse sentido, sugerimos que sejam analisadas as condições de pobreza da América Latina, da África e de parte da porção asiática.

d)  nas disparidades econômicas entre países do centro e da periferia, levando em consideração o avanço da tecnologia de ponta e da ciência nesses países.

ERRADA. Atualmente vivemos a ordem mundial multipolar, porque são vários polos de poder, ou seja, países com grande influência nas ações mundiais, que se destacam pelo desenvolvimento científico e tecnológico, aliado à presença de grande capital.

Países desenvolvidos são aqueles que apresentam elevada industrialização e desenvolvimento social, tecnológico e científico. Países subdesenvolvidos são aqueles que possuem reduzido desenvolvimento social, científico, tecnológico e econômico.

Nas últimas décadas, os países desenvolvidos passaram a ser conhecidos como países do Norte e os países subdesenvolvidos como países do Sul. Isso se deve ao fato de a maioria dos países desenvolvidos estar predominantemente no norte e os países pobres situados em sua maioria no sul. Essa divisão não segue os limites da linha do Equador, uma vez que a Austrália e a Nova Zelândia ficam no hemisfério sul, mas são classificados pelo critério de desenvolvimento como país do Norte.

e)  no avanço do comunismo nos países mais pobres e no avanço do neoliberalismo nos países conhecidos como países de primeiro mundo.

ERRADA. O espaço geográfico mundial no período da Guerra Fria (1945-1991) estava regionalizado em blocos de acordo com as condições socioeconômicas dos países integrantes e o sistema adotado por influência das superpotências. Desse modo, o mundo estava regionalizado em:

Primeiro Mundo: grupo de países capitalistas desenvolvidos

Segundo Mundo: grupo de países socialistas ou de economia planificada

Terceiro Mundo: grupo de países capitalistas subdesenvolvidos

Com o fim da guerra fria, essa classificação ficou ultrapassada e sem sentido, uma vez que o fim do socialismo implicou o fim do segundo mundo. Então não tinha mais sentido o uso do termo primeiro e terceiro mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *