Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Brasil se consolidou na Divisão Internacional do Trabalho enquanto exportador de produtos de baixo valor agregado e que podem ser estocados por certo período de tempo sem perder a qualidade. As grandes corporações dominam o comércio e a produção tecnológica, bem como a oferta generalizada dos insumos; mais recentemente, os grandes negociantes no mundo tornaram o produtor brasileiro um mero apêndice na máquina de concentração da renda, riqueza e poder para poucos. Resumidamente, a miséria de grande parte da população nacional convive com o nanismo provocado pela desnutrição, em meio à riqueza expressa pela vastidão da produção para o atendimento dos negócios nos mercados estrangeiros.

(https://outraspalavras.net, 17.05.2021. Adaptado.)

O excerto aborda, no Brasil, o processo de

Resposta:

A alternativa correta é letra B) reprimarização da economia, pautada na exportação de commodities.

Resolução

GABARITO LETRA B

  

(https://outraspalavras.net, 17.05.2021. Adaptado.)

 

O excerto aborda, no Brasil, o processo de

a)  transnacionalização da economia, baseada em incentivos fiscais.

ERRADA. A transnacionalização da economia se refere à chegada das multinacionais. Atualmente, o Brasil se posiciona como importante fornecedor mundial de bens primários, em um padrão de especialização produtivo-exportador com baixo valor agregado e intensidade tecnológica, o que remete ao processo denominado de “reprimarização” da economia. Cabe ressaltar que a China se apresenta como um ator de forte influência nesse processo enquanto principal demandante dos produtos primários brasileiros.

b)  reprimarização da economia, pautada na exportação de commodities.

CORRETA.  A reprimarização é um fenômeno que ocorre quando há maior exportação de produtos primários em detrimento dos produtos industrializados, isso quando as exportações já haviam atingido comportamento inverso em período anterior, de forma consistente. Quando um país deixa de exportar, relativamente, mais bens industriais do que primários, comumente representados por commodities agrícolas e minerais, temos a reprimarização.

O Brasil teve um salto no crescimento da indústria primária, de recursos naturais e de baixa tecnologia, chegando a 75% do total, enquanto a indústria de alta e média tecnologia caiu para 22%. No entanto, o Brasil perdeu o bonde da indústria 3.0 (informática e eletrônica), que migrou para Coréia do Sul, Ásia, México etc.

c)  financeirização da economia, regulada por capitais especulativos.

ERRADA. O processo de financeirização da economia é marcante nas grandes potências mundiais, não no Brasil. O termo reprimarização indica um processo de retorno à exportação de commodities, matérias-primas ou produtos primários de baixo valor agregado e baixo conteúdo tecnológico.

No Brasil, a reprimarização tem início nos anos 1990, evidenciando o esgotamento do Processo de Substituição de Importações, que perdurou entre os anos 1930 até o final da década de 1980. Se por um lado viabilizou o crescimento econômico e muitas políticas sociais, por outro, este modelo de desenvolvimento está vinculado ao mercado internacional e em grande parte dependente da demanda chinesa, estadunidense e europeia.

d)  recuperação da economia, pautada no investimento estatal.

ERRADA. No final do Século XX, o Brasil passa a adotar um modelo de cunho neoliberal, no qual o papel do Estado enquanto gestor/investidor da economia se minimiza.

O processo de reprimarização no Brasil tem suas origens nas mudanças ocorridas no comércio exterior brasileiro na década de 1980. Transformações que impulsionaram uma diminuição de investimentos na atividade industrial, gerando assim o fenômeno da desindustrialização.

Delgado (2010) situa que nos anos 2000, ocorrerá o boom das commodities no Brasil. Entre as razões para este movimento está o crescimento do mercado chinês, além de um conjunto de políticas internas que vai proporcionar um relançamento de uma peculiar estratégia de acumulação na agropecuária brasileira, o agronegócio. Como resultado temos um cenário produtivo baseado na produção de bens de origem primária e uma redução na produção de manufaturados, produtos industriais de maior valor agregado no mercado internacional.

e)  privatização da economia, regulada pela entrada de capital estrangeiro.

ERRADA. Apesar de ocorrer a entrada de capital estrangeiro na economia nacional a partir dos anos de 1990, esse cenário não se associa ao setor das commodities. As exportações brasileiras vêm passando por um processo denominado “reprimarização”, no qual as exportações de produtos primários passaram a superar as de produtos manufaturados. As principais análises apontam para causas de curta duração, sejam elas endógenas, como políticas cambiais, ou externas ao Brasil, como o efeito chinês no “boom” das commodities.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *