Analise o mapa que se refere a um índice medido no ano de 2017.
Considerando a espacialização dos dados e conhecimentos sobre a globalização, o índice medido em 2017 e um dos fatores mensurados por ele em cada país são, respectivamente:
- A) competitividade global e produtividade.
- B) desenvolvimento humano e distribuição de renda.
- C) desenvolvimento sustentável e biodiversidade.
- D) Gini e concentração de renda.
- E) consumo de recursos naturais e padrões de consumo.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) competitividade global e produtividade.
Resolução
GABARITO LETRA A
Considerando a espacialização dos dados e conhecimentos sobre a globalização, o índice medido em 2017 e um dos fatores mensurados por ele em cada país são, respectivamente:
a) competitividade global e produtividade.
CORRETA. No final do século XX, observamos um processo de desconcentração industrial que transferiu grande parte da produção fabril para nações em desenvolvimento, principalmente para o Sul e Sudeste da Ásia.
Neste caso, o mapa mostra o Índice de Competitividade Global (ICG) cuja finalidade é avaliar o desempenho competitivo dos países por meio de uma ferramenta abrangente que mede os fundamentos básicos, potencializadores de eficiência, da inovação e da sofisticação de negócios. A maioria dos indicares do ICG são expressos como escores numa escala de 1 a 7, sendo 7 o escore mais desejável. Outros indicadores que não são derivados de dados secundários são medidos em unidades, tais como dias, percentuais e valores. Um dos fatores analisados e a produtividade.
b) desenvolvimento humano e distribuição de renda.
ERRADA. O desenvolvimento humano e à distribuição de renda não são medidos pelo mapa porque os Estados Unidos, União Europeia e Japão (vermelho) são de fato superiores à média global. O mapa mede o Índice de Competitividade Global que avalia o cenário de competitividade de 141 economias, que tem como objetivo identificar quais fatores determinam crescimento econômico e desenvolvimento e tenta oferecer explicação acerca das razões que levam alguns países a serem mais bem sucedidos do que outros na elevação dos níveis de renda. No exemplo do enunciado um dos fatores mensurados foram a produtividade.
c) desenvolvimento sustentável e biodiversidade.
ERRADA. Pela demonstração do mapa as nações da faixa intertropical deveriam está mais em evidencia (na cor vermelha). O Fórum Econômico Mundial desenvolveu o Índice de Competitividade Global, na qual analisa o conjunto de instituições, políticas e fatores que determinam o nível de produtividade.
A produtividade no trabalho pode ser entendida como a relação entre a quantidade de produtos e serviços que são executados pelo tempo e recursos necessários para efetivar essa atividade. Sendo assim, consiste na capacidade de fazer mais em um menor período, sem prejudicar a qualidade das tarefas e do produto ou serviço resultante.
d) Gini e concentração de renda.
ERRADA. Para que o mapa fizesse referência à concentração de renda os maiores valores (vermelho e laranja) deveriam estar localizados nas porções mais pobres e menos desenvolvidas. O Índice de Competitividade Global (ICG), publicado pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), tem como principal objetivo ajudar governos, setores privados e sociedades civis a trabalharem juntos para aumentar a produtividade e gerar prosperidade.
e) consumo de recursos naturais e padrões de consumo.
ERRADA. A menção ao consumo dos recursos naturais no mapa precisaria mostrar com mais evidência (cor vermelha) a China, considerada grande produtora industrial e consumidora de energia e matéria prima. Como explicado anteriormente, o Índice de Competitividade Global é uma publicação anual do Fórum Econômico Mundial e avalia o cenário de competitividade de 141 economias, que tem como objetivo identificar quais fatores determinam crescimento econômico e desenvolvimento e tenta oferecer explicação acerca das razões que levam alguns países a serem mais bem sucedidos do que outros na elevação dos níveis de renda.
Deixe um comentário