Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A globalização do espaço mundial ajuda a compreender a repartição da vacinação contra o Covid-19, como ilustra a figura abaixo.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56024504 Acesso em 13 nov. 2021

Sobre essa distribuição, é correto afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) O ritmo da cobertura vacinal pelos países ilustra a face desigual da globalização do espaço mundial.

Resolução

GABARITO LETRA A

  

Sobre essa distribuição, é correto afirmar:

 

a)  O ritmo da cobertura vacinal pelos países ilustra a face desigual da globalização do espaço mundial.

CORRETA. Em 2020, a Assembleia Mundial da Saúde reconhece a vacinação contra a Covid-19 como um bem público global¹; 130 dos 194 Estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) endossam a tese de que a imunização deveria, por princípio, estar acessível em escala mundial.  O contexto é caracterizado pelo fato de que os países que pagam mais são aqueles com a maior população vacinada e as empresas farmacêuticas operam por meio de acordos secretos de compra bilateral. O acúmulo de vacinas pelos países ricos passou a gerar maior desigualdade no acesso às vacinas.

Quase um ano após as primeiras vacinas contra a covid-19 chegarem ao mercado, 44% da população mundial recebeu duas doses. Essa proporção é desigual pelo planeta: se quase 60% dos europeus e sul-americanos completaram o esquema vacinal, o índice cai para 6,7% dos africanos, segundo dados do Our World in Data.  A desigualdade vacinal no mundo reflete a desigualdade econômica entre países: nações mais pobres têm menos dinheiro para comprar vacinas, acabam mais suscetíveis à pandemia e dependem da caridade dos mais ricos.

Para piorar, as farmacêuticas responsáveis pelas vacinas estão concentradas em países ricos, o que favorece a concentração de doses. O bem público global é aquele bem do qual todos vão se beneficiar. Grandes potências oferecem se há lucro para elas. Muitos governos têm dificuldade de buscar legitimidade interna para fazer uma doação internacional: em vez de ofertar primeira dose aos países africanos, preferem entregar a terceira dose para sua população porque isso agrada aos eleitores internos.

b)  A cobertura vacinal tardia de alguns países explica-se pelas condições climáticas, uma vez que a maior parte deles encontra-se no continente africano.

ERRADA. Apesar do aumento na cobertura vacinal, há desigualdade de acesso aos imunizantes entre continentes e países. A desigualdade da vacinação expõe problemas de base, como acesso geográfico, logística de distribuição, armazenamento, gestão de estoques e velocidade na informação. No entanto, os 84 países que integram o grupo dos mais pobres do mundo não receberão doses suficientes das vacinas para imunizar a população. O principal motivo para a demora é a restrição na produção de imunizantes de grandes companhias farmacêuticas internacionais, que entregarão doses para os países que já a reservaram – em sua maioria, mais ricos – deixando os mais pobres com poucas opções.

c)  Os países com cobertura vacinal estimada para o fim de 2021 caracterizam-se pela intensa atuação do Estado e economia frágil.

ERRADA. A maioria dos países com cobertura vacinal estimada para o fim de 2021 estão na Europa e Estados Unidos. O crescimento permanece de modo geral forte nas economias avançadas, mas desacelerou em muitas delas. Nos Estados Unidos, o PIB continua forte. Muitos países ricos conseguiram garantir o acesso às vacinas. Muitos deles aceitaram se responsabilizar pelo produto (os países da Europa exigiram que a responsabilidade por algum efeito adverso grave seja da empresa) e concordaram em fornecer todos os dados da vacinação para a fabricante. A empresa garantiu, em troca, o fornecimento das doses até que 95% dos israelenses sejam imunizados. Depois de Israel, Reino Unido, Bahrein , Chile e Estados Unidos  aparecem como os países que mais conseguiram proteger seus habitantes do vírus. Todo esse cenário mostra como foi desigual a cobertura vacinal entre os países.

d)  A pandemia do Covid-19 ilustra o quanto a produção de equipamentos, medicamentos e insumos para saúde está harmonicamente distribuída pelo mundo.

ERRADA. O novo coronavírus expôs a distribuição incrivelmente desigual de equipamentos médicos que salvam vidas em todo o mundo.  As empresas detentoras dessas propriedades intelectuais são multinacionais, que possuem uma série de outros insumos, substâncias e medicamentos. As companhias podem, por exemplo, dificultar o acesso dos países que fizerem a quebra das patentes ao mercado farmacêutico.

e)  O grupo de países com estimativa de cobertura vacinal para metade de 2022 é o de maior densidade populacional.

ERRADA. O grupo de países com estimativa de cobertura vacinal para metade de 2022, como Brasil, México, Australia , Argentina, Canadá não estão no grupo de países com as maiores densidades populacionais. Localizado no continente asiático, a China (Fim de 2022) é o país mais populoso do mundo e abriga pouco mais de 18% da população mundial. A densidade demográfica chinesa é de 153,3 hab/km², número que, apesar de elevado, não coloca o país entre os 10 mais povoados do planeta. O país passou por um processo de rápido e acentuado crescimento populacional a partir de 1950, quando saltou de pouco mais de 550 milhões de habitantes para 1 bilhão em três décadas. Desde do início da pandemia, o Governo chinês correu contra o tempo para desenvolver vacinas, vacinando a população de maneira emergencial a medida que foram desenvolvidos imunizantes pela Sinopharma, Sinovac e CanSino Biologics Inc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *