Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No último quarto do século XX, um grupo de países passou a se notabilizar na economia mundial por apresentar um agressivo modelo de crescimento econômico pautado na industrialização de produtos voltados à exportação. Esse grupo de países passou a ser conhecido mundialmente como

Resposta:

A alternativa correta é letra D) os Tigres Asiáticos.

Resolução

GABARITO LETRA D

 

No último quarto do século XX, um grupo de países passou a se notabilizar na economia mundial por apresentar um agressivo modelo de crescimento econômico pautado na industrialização de produtos voltados à exportação. Esse grupo de países passou a ser conhecido mundialmente como

a)  o BRICS.

ERRADA. A expressão BRICS é um acrônimo derivado das iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em síntese, o termo foi usado pela primeira vez em 2001, por Jim O’Neil, em um artigo onde o economista defendia que o Brasil, Rússia, Índia e China seriam as grandes economias do futuro. Sendo assim, inicialmente o termo era apenas BRIC e não contava com a participação da África do Sul.

Dessa maneira, em 2009, foi fundado o bloco BRIC, composto por Brasil, Rússia, Índia e China. Por fim, em 2011, a África do Sul passou a integrar oficialmente o bloco

O objetivo do BRICS é fortalecer a influência geopolítica dos países integrantes. Portanto, a intenção é que os países possam se ajudar em diversos aspectos como, por exemplo, através da cooperação técnica, cultural, acadêmica e científica.

b)  a OPEP.

ERRADA. A OPEP é a sigla para Organização dos Países Exportadores de Petróleo. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), uma das mais importantes organizações internacionais do setor de petróleo, foi criada na Conferência de Bagdá de 1960 para coordenar de maneira centralizada a política petrolífera de seus países membros. O objetivo inicial da organização foi se opor às grandes petroleiras multinacionais da época (majors), de origem nos EUA, Inglaterra e Holanda, acusadas por estes países de formar um cartel para dominar o mercado de petróleo global na época.

Atualmente, países membros possuem cerca de 70% das reservas mundiais de petróleo e controlam cerca de 40% da produção mundial, além de ofertar cerca de 60% das exportações mundiais.

A principal função da OPEP é a de coordenar e unificar as políticas de petróleo entre os Países Membros. O intuito é garantir preços justos e estáveis ​​para os produtores de petróleo.

c)  o Mercosul.

ERRADA. Mercosul é o Mercado Comum do Sul. É um bloco econômico, formado pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela.  O Mercosul teve origem em meados de 1991, quando representantes dos governos do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, iniciaram conversações com o objetivo de integrar comercialmente seus países. As reuniões deram origem ao Tratado de Assunção, assinado, na cidade de Assunção, capital do Paraguai, no dia 26 de março de 1991, que criou o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

O Mercosul tem como base o mesmo objetivo, o de proporcionar a livre circulação de mercadorias entre os países membros, a eliminação das barreiras alfandegarias, a unificação das taxas de juros. Contudo, o Mercosul não se detém apenas aos fatores econômicos dos países membros, mas a fatores sociais e culturais.

d)  os Tigres Asiáticos.

CORRETA. Na década de 80 alguns países apresentaram um crescimento econômico elevado e repentino baseado em táticas agressivas de atração de capital estrangeiro como a isenção de impostos e mão-de-obra barata. Por essa agressividade os países ganharam o nome de Tigres Asiáticos. Os Tigres asiáticos são formados pelos seguintes países:

Hong Kong;

Coreia do Sul;

Singapura;

Taiwan;

O Japão atuou não só como estímulo, mas também como exemplo. A imensa e ininterrupta expansão da economia japonesa foi decisiva para criar um dinâmico mercado em toda a área circundante do Pacífico.

Outros fatores que favoreceram o desenvolvimento dos Tigres Asiáticos.

*Investimento de capital estrangeiro, do Japão e dos EUA;

*Exploração da força de trabalho, relativamente barata;

*Distribuição mais equilibrada de renda em relação a outros países capitalistas;

*Cooperação e transparência dos Estados;

*Economias voltadas fundamentalmente para o mercado externo;

* Altas taxas de crescimento;

* Processo de industrialização acelerado;

* Política de baixos impostos;

* Investimentos na tecnologia e educação;

* Qualificação profissional;

* Superexploração da mão de obra;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *