Sociedade da informação, mundo globalizado e avanço tecnológico, ou sociedade dos “infoexcluídos”, alienação global e desumanização tecnológica? Dicotomia representativa de uma sociedade capitalista que visa, prioritariamente, os aspectos econômicos em detrimento dos aspectos sociais. A consequência dessa cisão arbitrária, se por um lado contribui para a aceleração das mudanças culturais e da transformação social, por outro serve para aumentar o número de excluídos. O texto acima fazer referência a “sociedade em rede” (Castells). Neste sentido, é INCORRETO afirmar que:
- A) A existência de uma sociedade da informação não tem nenhuma relação com inovação tecnológica, competitividade econômica, rede de informação, aumento das informações locais e regionais nas práticas culturais.
- B) A sociedade da informação pode ser definida como um período histórico caraterizado por uma revolução tecnológica, movida pelas tecnologias digitais de informação e de comunicação. O seu funcionamento advém de uma estrutura social em rede, que envolve a atividade humana, numa interdependência multidimensional, que depende dos valores e dos interesses subjacentes em cada país e organização.
- C) As novas tecnologias da informação agem sobre a atividade humana. Os efeitos dessas tecnologias começaram a mudar as atividades dos indivíduos, indicando que a qualidade de vida do cidadão e o sucesso profissional estão intimamente ligados aos processos de manipulação, transmissão, armazenamento e obtenção da informação.
- D) Na sociedade em rede, o modo produtivo é o informacional, tem a sua fonte de produtividade na tecnologia de geração de conhecimentos, do processamento da informação e de comunicação de símbolos. Neste modo produtivo o que agrega valor é a informação.
Resposta:
A resposta certa é a letra A).
A sociedade da informação não tem relação com inovação tecnológica, , competitividade econômica, rede de informação, aumento das informações locais e regionais nas práticas culturais. Isso porque a sociedade da informação é caracterizada pelo uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação, que mudam a forma como as pessoas vivem, trabalham e se relacionam.
Nessa sociedade, a informação é considerada um recurso fundamental, e a capacidade de gerar, processar e disseminar informações é essencial para o sucesso econômico e social. No entanto, essa sociedade também traz desafios, como a exclusão digital, a desumanização do trabalho e a perda de identidade cultural.
A afirmação de que a sociedade da informação não tem relação com inovação tecnológica, competitividade econômica, rede de informação, aumento das informações locais e regionais nas práticas culturais é incorreta porque a sociedade da informação é justamente caracterizada pelo uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação, que geram inovações tecnológicas, competitividade econômica e aumento das informações locais e regionais nas práticas culturais.
Além disso, a sociedade da informação é baseada em uma estrutura social em rede, que envolve a atividade humana em uma interdependência multidimensional, que depende dos valores e dos interesses subjacentes em cada país e organização.
Portanto, a afirmação de que a sociedade da informação não tem relação com esses fatores é uma visão limitada e não condiz com a realidade da sociedade da informação.
Deixe um comentário