“Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mundo físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido. Explicações mecanicistas são, todavia, insuficientes. E a maneira como, sobre essa base material, se produz a história humana que é a verdadeira responsável pela criação da torre de babel em que vive a nossa era globalizada.”
(SANTOS, 2001).
A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:
- A) A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista.
- B) Na globalização, há uma busca de uniformidade, ao serviço dos atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido, tornando mais distante o sonho de uma cidadania verdadeiramente universal. Enquanto isso, o culto ao consumo é estimulado.
- C) Quando se fala em “aldeia global” é para fazer crer que a difusão instantânea de notícias realmente informa as pessoas. A partir desse mito e do encurtamento das distâncias se difunde também a noção de tempo e espaço contraídos.
- D) Um mercado avassalador dito global tem sido considerado capaz de homogeneizar o planeta e minimizar as diferenças locais.
Resposta:
Resposta: D) Um mercado avassalador dito global tem sido considerado capaz de homogeneizar o planeta e minimizar as diferenças locais.
A globalização e a divisão internacional do trabalho trouxeram mudanças significativas na forma como as sociedades se organizam e se relacionam. No entanto, (Santos,2001) destaca que, apesar dos avanços científicos e tecnológicos, o mundo contemporâneo se tornou confuso e confusamente percebido.
Isso ocorre porque, por um lado, a globalização promove a integração econômica e a troca de informações em larga escala, o que pode gerar a impressão de que o mundo está se tornando mais unificado. No entanto, por outro lado, a globalização também pode levar à homogeneização cultural e à perda de identidades locais, tornando o mundo menos unido do que parece.
Além disso, a busca de uniformidade e a hegemonia de atores globais podem criar distâncias entre as pessoas e diminuir a chance de uma cidadania verdadeiramente universal. Enquanto isso, o culto ao consumo é estimulado, criando uma cultura de padrão único.
Quando se fala em "aldeia global", é para fazer crer que a difusão instantânea de notícias realmente informa as pessoas. No entanto, isso é um mito, pois a homogeneização cultural e a minimização das diferenças locais são consequências negativas da globalização.
Portanto, a alternativa correta é a letra D) Um mercado avassalador dito global tem sido considerado capaz de homogeneizar o planeta e minimizar as diferenças locais. Isso porque a globalização pode levar à perda de identidades locais e à homogeneização cultural, tornando o mundo menos diverso e menos unido.
Deixe um comentário