(ENEM – 2016) O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (na sigla em inglês, IPCC) prevê que nas próximas décadas o planeta passará por mudanças climáticas e propõe estratégias de mitigação e adaptação a elas. As estratégias de mitigação são direcionadas à causa dessas mudanças, procurando reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratégias de adaptação, por sua vez, são direcionadas aos efeitos dessas mudanças, procurando preparar os sistemas humanos às mudanças climáticas já em andamento, de modo a reduzir seus efeitos negativos.
IPCC, 2014. Climate Change 2014: synthesis report. Disponível em: http://ar5-syr.ipcc.ch. Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado).
Considerando as informações do texto, qual ação representa uma estratégia de adaptação?
- A) Construção de usinas eólicas.
- B) Tratamento de resíduos sólidos.
- C) Aumento da eficiência dos veículos.
- D) Adoção de agricultura sustentável de baixo carbono.
- E) Criação de diques de contenção em regiões costeiras.
Resposta:
A alternativa correta é letra E)
A) incorreta: O uso de energia eólica que é uma energia limpa em produção de gases causadores do aquecimento global é uma medida de mitigação e não adaptação.
B) incorreta: O tratamento de resíduos sólidos ajudaria com a poluição atmosférica, do solo e da água, mas também é uma medida de mitigação para minimizar os danos futuros.
C) incorreta: Aumentar a eficiência dos veículos pode tanto contribuir para diminuição ou aumento dos gases do efeito estufa.
D) incorreta: Diminuir a emissão de gases seria uma medida de mitigação para evitar o colapso.
E) correta: O texto se inicia explicando a diferença entre estratégias de mitigação e estratégias de adaptação. Resumindo-se, as estratégias de mitigação atuam na causa das mudanças climáticas, ou seja, na liberação de gases de efeito estufa (GEE). Já as estratégias de adaptação atuam nas consequências das mudanças climáticas, ou seja, nas inundações, secas, derretimento das calotas polares, etc.
Deixe um comentário