“É evidente que, devido à complexidade do fenômeno do narcotráfico na era da globalização, suas dimensões são enormes. Difícil quantificar todo seu impacto já que as estimativas arrogam cifras dramáticas relativas ao crescimento dessa indústria das drogas que tende a aumentar e diversificar-se. Por sua vez, as drogas, da perspectiva de uma grande atividade econômica em desenvolvimento, também crescem como uma das atividades mais rentáveis e eficientes da indústria moderna em todo o mundo globalizado. […] A Organização das Nações Unidas (ONU) chegou a estimar que a indústria das drogas gera um movimento de capital em torno de 400 bilhões de dólares anuais, cifra equivalente a cerca do dobro da renda da indústria farmacêutica mundial […].”
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73291999000200006>. Acesso em: 28 ago. 2020 (Adaptação).
O narcotráfico, uma nova forma de tensão na era da globalização, não constitui
- A) um dos maiores poderes de desestabilização das instituições preestabelecidas, na medida em que se vale da corrupção e da força para impor seus interesses.
- B) um negócio gerido nos moldes das grandes corporações transnacionais, em que seus produtos são comercializados com métodos modernos de administração e distribuição.
- C) uma atividade econômica formal, geradora de benefícios e direitos trabalhistas que acaba por favorecer integrantes de facções e milícias cuja ação é ilícita.
- D) uma indústria que se vale da conquista de novos mercados, da produção em larga escala e do apoio de diferentes segmentos da sociedade
Resposta:
A alternativa correta é letra C) uma atividade econômica formal, geradora de benefícios e direitos trabalhistas que acaba por favorecer integrantes de facções e milícias cuja ação é ilícita.
Resolução
GABARITO LETRA C
O narcotráfico, uma nova forma de tensão na era da globalização, não constitui
a) um dos maiores poderes de desestabilização das instituições preestabelecidas, na medida em que se vale da corrupção e da força para impor seus interesses.
ERRADA. O narcotráfico tem peso na desestabilização de determinadas instituições. O tráfico de narcóticos causa graves distorções na política dos países produtores e consumidores. As distorções políticas causadas pelo narcotráfico são, contudo, mais sérias nos países produtores, que sofrem tradicionalmente com a precariedade das instituições.
O narcotráfico criou uma rede de suborno e corrupção que atravessa todo o Estado, particularmente as agências estatais encarregadas de seu controle e repressão. Esta situação proporciona aos traficantes muita influência política e um eficiente esquema de informação.
As estruturas do narcotráfico e sua operação respondem tanto a estímulos de mercado, em sua dimensão transnacional e global, como a fatores e circunstâncias de ordem doméstica e mesmo local que definem o modo de inserção de um país no contexto do narcotráfico internacional e as condições específicas de seu funcionamento. O consumo de drogas em larga escala é um fator que aumenta a produção e os efeitos do fenômeno do narcotráfico no mundo.
b) um negócio gerido nos moldes das grandes corporações transnacionais, em que seus produtos são comercializados com métodos modernos de administração e distribuição.
ERRADA. Define-se narcotráfico como a produção (plantio, processamento), transporte (nacional, transnacional) e comércio de substâncias psicoativas ilícitas. O narcotráfico é realizado por organizações especializadas, voltadas para resultados financeiros e com visão pragmática da realidade. São justamente esses lucros que tornam a economia do narcotráfico altamente competitiva dentro de esquemas envolvendo lavagem de dinheiro, por exemplo.
Sendo assim, ao expandir seus interesses econômicos e políticos, os grupos desenvolvem-se e tornam-se mais ramificados, aumentando o próprio mercado e o número de aliados. Além disso, engajam-se normalmente em outras atividades criminosas, tais como: o tráfico de pessoas e de órgãos, assassinatos, sequestros, a fim de preservar a própria segurança e a de seus negócios. Esse desenvolvimento faz dos grupos verdadeiras empresas de crime organizado, que possuem agências políticas e econômicas próprias.
c) uma atividade econômica formal, geradora de benefícios e direitos trabalhistas que acaba por favorecer integrantes de facções e milícias cuja ação é ilícita.
CORRETA. O narcotráfico (atividade informal) surge como possibilidade de suprir a carência do mercado formal. Por atuar na ilegalidade, o narcotráfico está isento de qualquer obrigação trabalhista prevista por lei, podendo extrair o máximo de seus trabalhadores da forma mais perversa e predatória.
De forma geral, as milícias têm como principal objetivo a obtenção de lucro via extorsão da comunidade em que estão inseridas, justificadas em um discurso de instauração da ordem e da segurança. O tráfico, de maneira diferente, adquire seus ganhos da venda ilegal de drogas, sendo o controle territorial necessário para a expansão do comércio, e não pela rentabilidade da própria comunidade. Com isso, as dinâmicas criminais nessas áreas tendem a se diferenciar. Áreas de tráfico tendem a ter mais casos de compra e de venda de drogas, enquanto áreas de milícia possuem maiores níveis de agressão e de extorsão. No entanto, os traficantes e milicianos podem agir de forma conjunta (narcomilícias).
O capital de financiadores externos é convertido em armas sofisticadas e dispositivos de apoio logístico. O trabalho barato de mão-de-obra , especialmente,dos escalões mais subalternos, da hierarquia do tráfico, ajuda os traficantes a dificultar o acesso das “forças da ordem”.
d) uma indústria que se vale da conquista de novos mercados, da produção em larga escala e do apoio de diferentes segmentos da sociedade
ERRADA. O narcotráfico tem o intuito sim de conquistar novos mercados e produzir em larga escala, inclusive pode ganhar apoio de diferentes segmentos da sociedade.
Nas últimas décadas, as atividades criminosas têm passado por uma série de mudanças, que culminaram em ações cada vez mais organizadas por parte de delinquentes e organizações criminosas. O narcotráfico é um dos principais crimes vinculados ao crime organizado, pela sua natureza estrutural ordenada e capilarizada. Embora o narcotráfico movimente bilhões de dólares anualmente em todo mundo, a produção efetiva desse valor/riqueza ocorre nas indústrias, localizadas nas regiões periféricas dos países mais pobres e se utiliza, principalmente, de força de trabalho sem qualificação e desempregada, abundante nesses países. O ponto central da produção das drogas é justamente a ilegalidade.
Assim, a indústria do tráfico é capaz de empregar muitos trabalhadores a salários irrisórios, considerando o grau de violência desse setor, extraindo elevadas taxas de mais-valor, submetendo esses trabalhadores a jornadas de trabalho extensas e maçantes, reduzindo os custos do capitalista e os riscos de destruição do capital investido.
Deixe um comentário