“A pretensa unidade planetária não só está longe de ocorrer, como nem mesmo, no sentido de homogeneização, ela seria defensável” (HAESBAERT, 2014). A afirmação do geógrafo Rogério Haesbaert contextualiza-se com a:
- A) Fragmentação.
- B) Globalização.
- C) Lugarização.
- D) Regionalização.
- E) Territorialização.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Globalização.
A afirmação do geógrafo Rogério Haesbaert sobre a falta de unidade planetária assume que a globalização não é sinônimo de homogeneização. Em outras palavras, a globalização não implica que todos os países e culturas sejam iguais ou tenham os mesmos padrões. Ao contrário, a globalização pode levar à fragmentação, lugarização, regionalização e territorialização.
Haesbaert destaca que a globalização é um processo que conecta pessoas e lugares em todo o mundo, mas não significa que as diferenças entre eles desapareçam. Em vez disso, a globalização pode criar novas desigualdades e hierarquias entre os países e regiões.
Portanto, a resposta certa é a letra B) Globalização, pois ela não implica a eliminação das diferenças entre os países e culturas, mas sim a criação de uma rede de conexões que pode levar à criação de novas desigualdades.
Deixe um comentário