As forças pró-globalização serviram-se das fortes pressões que o mercado mundial exerceu sobre (e contra) a soberania dos Estados-nação que eram, até então, o lócus principal de consolidação de normas relativas às relações capital-trabalho. O panorama hoje, trinta anos depois de iniciada tal ofensiva, é de uma ampla e crescente desregulamentação do mundo do trabalho, em variados estágios, a depender do continente, da região ou do país.
Internet: <http://repositorio.unicamp.br > (com adaptações).
A respeito da globalização, da divisão internacional do trabalho e de seus desdobramentos na geografia política mundial, julgue o item a seguir.
A China ultrapassou os Estados Unidos da América no que tange às exportações mundiais, o que se deve, principalmente, à massiva diversificação das fontes de energia limpa usadas na produção chinesa.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
De fato, a China ultrapassou os Estados Unidos da América no que tange às exportações mundiais. Todavia, a afirmativa incorre em erro ao dizer que a China possui uma diversificação das fontes de energia limpa, pois a matriz energética do país é majoritariamente pautada em fontes poluentes como o carvão.
Deste modo, item ERRADO.
Deixe um comentário