(ENEM – 2016) Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófisepara controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais. Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?
- A) Alta taxa de glicose no sangue.
- B) Aumento da pressão arterial.
- C) Ganho de massa corporal.
- D) Anemia crônica.
- E) Desidratação.
Resposta:
A alternativa correta é letra E)
a) Incorreta. Não há relação entre a ação do ADH e a concentração de glicose no sangue.
b) Incorreta. Apesar do fato de que a reabsorção de água promovida pelo ADH ter a capacidade de reduzir a pressão arterial, a falta de ação desse hormônio não irá causar a alta da pressão, mas esse mecanismo de redução da pressão não irá funcionar.
c) Incorreta. Não há relação entre o aumento de massa corporal e a ação do ADH.
d) Incorreta. Anemia é causada pela deficiência em ferro no organismo, não havendo relação com a ação do ADH.
e) Correta. A produção precária ou má regulação da secreção de ADH impedirá que o paciente de diabetes insipidus possa reabsorver a água nos túbulos perdendo essa água na urina, causando um caso de desidratação.
Deixe um comentário