Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia atentamente o seguinte texto: “A política agora é feita no mercado. Só que esse mercado global não existe como ator, mas como uma ideologia, um símbolo. Os atores são as empresas globais, que não têm preocupações éticas, nem finalísticas. Dir-se-á que, no mundo da competitividade, ou se é cada vez mais individualista, ou se desaparece. Então, a própria lógica de sobrevivência da empresa global sugere que funcione sem nenhum altruísmo. Mas, se o Estado não pode ser solidário e a empresa não pode ser altruísta, a sociedade como um todo não tem quem a valha. Agora se fala muito num terceiro setor, em que as empresas privadas assumiriam um trabalho de assistência social antes deferido ao poder público. Caber-lhes-ia, desse modo, escolher quais os beneficiários, privilegiando uma parcela da sociedade e deixando a maior parte de fora. Haveria frações do território e da sociedade a serem deixadas por conta, desde que não convenham ao cálculo das firmas. Essa ‘política’ das empresas equivale à decretação de morte da Política”.

Fonte: Milton Santos. Por uma outra globalização. 6ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 67.

Considerando o excerto acima, é correto dizer que

Resposta:

A alternativa correta é letra C) o chamado terceiro setor, este que reúne voluntaristicamente iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil e sem fins lucrativos, no presente século, ocupa de modo seletivo, restrito e territorialmente excludente o vácuo deixado pela ação estatal no campo da assistência social.

Resolução

GABARITO LETRA C

 

Leia atentamente o seguinte texto:

“A política agora é feita no mercado. Só que esse mercado global não existe como ator, mas como uma ideologia, um símbolo. Os atores são as empresas globais, que não têm preocupações éticas, nem finalísticas. Dir-se-á que, no mundo da competitividade, ou se é cada vez mais individualista, ou se desaparece. Então, a própria lógica de sobrevivência da empresa global sugere que funcione sem nenhum altruísmo. Mas, se o Estado não pode ser solidário e a empresa não pode ser altruísta, a sociedade como um todo não tem quem a valha. Agora se fala muito num terceiro setor, em que as empresas privadas assumiriam um trabalho de assistência social antes deferido ao poder público. Caber-lhes-ia, desse modo, escolher quais os beneficiários, privilegiando uma parcela da sociedade e deixando a maior parte de fora. Haveria frações do território e da sociedade a serem deixadas por conta, desde que não convenham ao cálculo das firmas. Essa ‘política’ das empresas equivale à decretação de morte da Política”.

 

Fonte: Milton Santos. Por uma outra globalização. 6ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 67.

  

a)  a globalização, embora não exista como atora, empreende esforços solidários que buscam articular os territórios e as sociedades da maneira mais integrada possível.

ERRADA. A globalização apresenta aspectos positivos e negativos. No último temos como exemplos: o desemprego crônico, o aumento da pobreza, a disseminação de novas enfermidades e, inclusive, antigas, que já tinham sido dadas como superadas, a educação de qualidade é cada vez mais inacessível para a maioria.

Um dos temas tratados por Milton Santos foi a globalização que, segundo ele, promove a segmentação do mercado e das populações submetidas e gera polarização entre riqueza e pobreza. Para Santos, o caráter perverso da globalização atual baseia-se em duas violências: a tirania da informação, expressa no modo como ela é distribuída à humanidade, e a tirania do dinheiro, que representa o motor da vida econômica e social. Essas violências são os alicerces do pensamento único e fundam um novo totalitarismo, cujas bases são competitividade, consumo e confusão dos espíritos - o globaritarismo.

Construir relações humanas baseadas na solidariedade era um desejo de Milton Santos. Ele propunha uma revisão da globalização, que deveria ser "mais humana" (2000:20), sem descartar a base técnica que sustenta a globalização econômica e financeira.

b)  as frações do território, de um modo direto ou indireto e com o passar do tempo, inevitavelmente são beneficiadas pelo altruísmo das grandes firmas.

ERRADA. No atual mundo globalizado, existem algumas frações do território que são relativamente autônomas, isto é, capazes de uma reprodução própria. Nesse sentido, podem haver frações do território e da sociedade a serem deixadas por conta, desde que não convenham ao cálculo das firmas.

Segundo SANTOS (1985, p.96). “O território é formado por frações funcionais diversas. Sua funcionalidade depende de demandas de vários níveis, desde o local até o mundial. A articulação entre as diversas frações do território se opera exatamente através dos fluxos que são criado sem funções das atividades, da população e da herança espacial”.

c)  o chamado terceiro setor, este que reúne voluntaristicamente iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil e sem fins lucrativos, no presente século, ocupa de modo seletivo, restrito e territorialmente excludente o vácuo deixado pela ação estatal no campo da assistência social.

CORRETA. As organizações não governamentais sem fins lucrativos constituem o terceiro setor es urgem para suprir lacunas, necessidades e anseios da população que o Estado não conseguiu atender pela ampliação de novas demandas não acompanhadas pela estrutura estatal. Nesse sentido, o terceiro setor se configura como consequência da transferência de responsabilidade do Estado com as expressões da questão social. O Estado, então, passa para o terceiro setor essa responsabilidade, que vai configurar novas demandas e novos espaços sócios ocupacionais para a assistente social. Nesse contexto as políticas sociais sofrem alterações na sua orientação e funcionalidade: o que é de obrigação do Estado e direito do cidadão passar a ter uma visão voltada para o princípio da ajuda, e consequentemente a atuação, assim como suas demandas, também sofrem alterações. Os atendimentos nesse segmento têm como característica o atendimento voltado para grupos e segmentos sociais específicos, fazendo com que os sentidos e resultados sociais sejam bem distintos, interferindo assim na atuação do Assistente Social.

d)  a globalização no século XXI traz novamente a intervenção do Estado na economia à tona, revigorando sua importância e centralidade no curso do desenvolvimento econômico.

ERRADA. A globalização foi um processo desencadeado particularmente a partir do último quartel do século XX onde o lado financeiro constituiu um dos aspectos mais importantes. A crescente integração dos mercados, da produção e mesmo da vida civil, foi um desenvolvimento bastante complexo que, de muitas formas, conduziu a mudanças significativas nos regimes internacionais. Entretanto, esse período é marcado pelo neoliberalismo, que é caracterizado pela retirada do Estado da economia, volta das leis de mercado sem restrições; o aumento das taxas de juros para aumentar a poupança e arrefecer o consumo. Nesse contexto, o Estado reduzido cede espaço para as empresas multinacionais e estas passam a exercer um controle sem paralelo sobre os recursos globais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *