Leia o trecho abaixo
Sem dúvida alguma, a mudança global mais significativa da economia mundial nos últimos 40 anos foi o ressurgimento da Ásia – principalmente o Leste Asiático. (…) Os observadores no início dos anos 1980 começaram a escrever sobre o século XXI como o Século do Pacífico e que o futuro pertencia à Ásia, e não às economias do Atlântico Norte, como ocorreu durantes 200 anos.
DICKEN, Peter. mudança global: mapeando as novas fronteiras da economia mundial. Porto Alegre: Bookman, 2010. p.63.
Sobre os processos importantes que influenciaram no reaparecimento econômico da Ásia, nos últimos 40 anos, afirma-se que eles estão ligados ao
I – rápido crescimento dos Tigres asiáticos.
II – dinamismo econômico em potencial do Paquistão.
III – desenvolvimento da Indonésia, Malásia e Tailândia.
IV – pioneirismo industrial manufatureiro de Bangladesh.
V – papel da China como importante parceiro da economia global.
Estão corretas apenas as afirmativas
- A) I, II e V.
- B) I, III e V.
- C) II, III, e IV.
- D) II, IV e V.
Resposta:
Respuesta: B) I, III e V.
A resposta correta é a alternativa B, que apresenta as afirmativas I, III e V como as principais razões para o ressurgimento econômico da Ásia nos últimos 40 anos. Essas afirmativas se referem ao rápido crescimento dos Tigres asiáticos, ao desenvolvimento da Indonésia, Malásia e Tailândia, e ao papel da China como importante parceiro da economia global.
Afirmativa I se refere ao rápido crescimento dos Tigres asiáticos, que foram os primeiros países da região a se industrializar e a se tornar competitivos no mercado global. Países como Singapura, Coreia do Sul e Taiwan lideraram o caminho para o desenvolvimento econômico da Ásia.
Afirmativa III se refere ao desenvolvimento da Indonésia, Malásia e Tailândia, que também se industrializaram e se tornaram importantes players no mercado global. Esses países aproveitaram suas vantagens comparativas para se especializar em setores como a manufatura e a agricultura.
Afirmativa V se refere ao papel da China como importante parceiro da economia global. A China se tornou uma das principais economias do mundo, atraindo investimentos estrangeiros e se tornando um importante centro de manufatura e comércio.
As outras afirmativas, II e IV, se referem ao dinamismo econômico do Paquistão e ao pioneirismo industrial manufatureiro de Bangladesh, respectivamente. Embora esses países também tenham se desenvolvido economicamente, não foram os principais fatores para o ressurgimento econômico da Ásia nos últimos 40 anos.
Deixe um comentário