A figura ilustra duas situações econômicas distintas através dos balões de ar.
(http://goo.gl/Z7toR. Acesso: 04/09/2012.)
Considerando-se as situações neste contexto, a análise comparativa econômica demonstra que a China
- A) encontra-se em conformidade com a situação econômica global, que está em crescimento.
- B) encontra-se em expansão, ao passo que o restante do globo encontra-se em retração.
- C) localiza-se em posição de desvantagem frente as economias globais em desenvolvimento.
- D) localiza-se em situação distinta do restante do globo, ou seja, ela está em decadência.
Resposta:
A análise comparativa econômica demonstra que a China se encontra em expansão, ao passo que o restante do globo se encontra em retração. Isso ocorre porque a globalização e a divisão internacional do trabalho criaram uma situação em que os países desenvolvidos, como os EUA e a Europa, estão transferindo suas indústrias para países em desenvolvimento, como a China, em busca de mão de obra barata e recursos naturais abundantes.
Essa transferência de indústrias criou uma situação em que a China se tornou o "taller do mundo", produzindo uma grande quantidade de bens manufaturados e exportando-os para os países desenvolvidos. Isso gerou um crescimento econômico rápido na China, enquanto os países desenvolvidos estavam enfrentando uma crise econômica.
Além disso, a globalização também criou uma situação em que os países em desenvolvimento, como a China, estão se tornando cada vez mais dependentes dos países desenvolvidos para exportar seus produtos. Isso criou uma situação em que a China está se tornando cada vez mais influente no cenário econômico global, ao mesmo tempo em que os países desenvolvidos estão perdendo sua influência.
Portanto, a resposta correta é a letra B) a China se encontra em expansão, ao passo que o restante do globo se encontra em retração. Isso ocorre porque a globalização e a divisão internacional do trabalho criaram uma situação em que a China se tornou o "taller do mundo", produzindo uma grande quantidade de bens manufaturados e exportando-os para os países desenvolvidos.
Deixe um comentário