Os novos meios de comunicação e de transporte permitem que partes de um mesmo produto sejam fabricadas em diferentes países. Uma empresa alemã pode contratar um escritório de design sueco, adquirir componentes eletrônicos tailandeses, fabricar peças na China e montar o produto e vendê-lo no Brasil.
Esse avanço nas comunicações e nos transportes, historicamente, permitiu
- A) a diminuição dos custos de produção, o que viabilizou que produtos de alta tecnologia chegassem à totalidade da população mundial.
- B) a interconexão abrangente entre os povos, o que viabilizou o compartilhamento do desenvolvimento econômico e tecnológico entre todos eles.
- C) a mobilidade de capitais e de trabalhadores, o que possibilitou melhores condições de investimento e a circulação livre de pessoas em busca de melhores condições de vida.
- D) a mobilidade das grandes empresas multinacionais, o que não garantiu aos trabalhadores mobilidade em busca de melhores condições de vida, uma vez que as leis de imigração dificultam essa circulação.
- E) a divisão internacional do trabalho, o que beneficiou economicamente todos os países, pois eles oferecem ao sistema produtivo o que possuem de mais valioso.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) a mobilidade das grandes empresas multinacionais, o que não garantiu aos trabalhadores mobilidade em busca de melhores condições de vida, uma vez que as leis de imigração dificultam essa circulação.
Esse avanço nas comunicações e nos transportes, historicamente, permitiu
a) a diminuição dos custos de produção, o que viabilizou que produtos de alta tecnologia chegassem à totalidade da população mundial.
ERRADA. A Divisão Internacional do Trabalho resultou no maior emprego de tecnologias de produção, com vistas à diminuição dos custos, porém essa divisão não reduziu as barreiras para que a alta tecnologia chegasse em toda população mundial. Existem bilhões de pessoas continuam excluídas da comunicação online. A acessibilidade e a falta de habilidades digitais (conhecimentos básicos de informática) e a falta de investimentos continuam sendo alguns dos principais obstáculos a utilização de produtos de alta tecnologia e adoção e uso efetivo da internet, especialmente nos países menos desenvolvidos do mundo.
b) a interconexão abrangente entre os povos, o que viabilizou o compartilhamento do desenvolvimento econômico e tecnológico entre todos eles.
ERRADA. Apesar da Divisão Internacional do Trabalho ter criado interconexão abrangente entre os povos, não houve compartilhamento econômico e tecnológico com todos os países do mundo. As principais formas de tecnologia e os investimentos financeiros ainda pertencem aos países desenvolvidos. A DIT mais provoca a dependência econômica e tecnológica das nações pobres do que propriamente a integração delas. Há falta de investimentos em pesquisas e educação, no desenvolvimento social e cultural da população, torna-os meros compradores de tecnologia e conhecimento.
c) a mobilidade de capitais e de trabalhadores, o que possibilitou melhores condições de investimento e a circulação livre de pessoas em busca de melhores condições de vida.
ERRADA. O erro da alternativa e falar em circulação livre de pessoas. A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) se baseia em uma economia mundial, ou seja, em um sistema de relações de produção e de relações de troca que envolvam o mundo todo. A DIT está fortemente atrelada ao sistema de acumulação de capital, ou seja, ao capitalismo. Porém, ao lado dos tratados e resoluções internacionais sobre o livre comércio de bens, livre prestação de serviços, livre estabelecimento de empresas e livre circulação de capitais, passaram a ser editadas e revigoradas normas altamente restritivas à circulação de pessoas, estabelecendo-se, assim, as condições ideais para a manutenção da divisão internacional de produção e trabalho nesta nova configuração do sistema econômico e político mundial.
d) a mobilidade das grandes empresas multinacionais, o que não garantiu aos trabalhadores mobilidade em busca de melhores condições de vida, uma vez que as leis de imigração dificultam essa circulação.
CORRETA. A partir do século XX, com a Revolução Técnico-Científica-Informacional e a consolidação do Capitalismo Financeiro, temos a expansão das grandes multinacionais pelo mundo. Isso acarretou na mudança da Divisão Internacional do Trabalho, que passou a ser conhecida também por Nova DIT.
Após esse processo, as multinacionais (empresas com um país de origem – MATRIZ – que se espalham pelo mundo – FILIAIS), passaram a “invadir” os países subdesenvolvidos, buscando: matéria-prima, mercado consumidor e mão de obra barata , visando a ampliação dos lucros.
Desse período em diante, com exceção dos trabalhadores com alto grau de qualificação vindos de países mais pobres (a chamada "fuga de cérebros"), os trabalhadores com baixa qualificação já não seriam mais bem-vindos nos países desenvolvidos, pois passariam a disputar diretamente os postos de trabalho com parte da população local, gerando cada vez mais discriminação e preconceito.
e) a divisão internacional do trabalho, o que beneficiou economicamente todos os países, pois eles oferecem ao sistema produtivo o que possuem de mais valioso.
ERRADA. A DIT prejudicou economicamente alguns países. Na nova Divisão Internacional do Trabalho, os países desenvolvidos são especializados na concepção, produção e comercialização de novas tecnologias. O domínio dessas ferramentas permite aos países mais ricos dominar a cadeia de produção.
Além disso, essa divisão reforça a desigualdade característica do sistema capitalista, uma vez que remete às diferentes formas de produção entre os países mediante suas diferenças econômicas e estruturais, ou seja, na DIT o processo se dá de maneira desigual, onde os países industrializados costumam levar vantagem no comércio global. Além disso, as empresas transnacionais buscam seus próprios interesses, sem considerar as consequências sociais, econômicas e ambientais nos países onde suas filiais estão instaladas.
Deixe um comentário