“A nova geopolítica da ordem internacional passa por importante e silenciosa transformação. Na Antiguidade, as guerras de dominação eram baseadas na conquista de territórios. Já na era contemporânea, os conflitos entre Estados passaram a ser pelo controle dos recursos naturais e, em particular, os energéticos. Neste século, os embates se deslocam cada vez mais para a busca do domínio do ciberespaço e das novas tecnologias de transmissão de dados. […]”
(Fonte:https://epoca.globo.com/coluna-a-guerra-tecnologica-geoeconomica-
pelo-dominio-da-banda-5g-ja-comecou-23926165, acesso em 02/10/2019)
Sobre a temática abordada no texto, no contexto da Nova Ordem Mundial é correto afirmar que:
I. O Brasil fica de fora de tais embates e dos seus efeitos, à medida que sua posição geopolítica, enquanto uma periferia do Terceiro Mundo, fica bastante distanciada e à margem das grandes potências mundiais.
II. A disputa geoeconômica entre os Estados Unidos e a China tem a tecnologia 5G no centro, à medida que a rivalidade tecnológica e comercial traz consigo a disputa geopolítica.
III. O domínio das tecnologias é cada vez mais condição não apenas para a competitividade econômica, como também para o aumento da influência e poder em tabuleiros políticos, diplomáticos e militares.
IV. A China não pode ser comparada aos Estados Unidos, Japão e Alemanha em termos de domínio do ciberespaço e das novas tecnologias de transmissão de dados, por ser socialista e atrasada em C&T.
V. Os potenciais impactos da disputa entre EUA e China devem levar em conta a importância central da tecnologia 5G, tanto para ser colocada a serviço do desenvolvimento de outros países, quanto por questões de segurança.
Dos itens acima mencionados, estão corretos apenas:
- A) I, II e III.
- B) II, III e IV.
- C) III, IV e V.
- D) II, III e V.
- E) I, II, IV e V.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) II, , III e V.
A explicação para essa resposta está na análise das afirmativas apresentadas. Afirmativa I é incorreta, pois o Brasil não fica de fora dos embates e efeitos da disputa geoeconômica entre os EUA e a China. Isso ocorre porque o Brasil é um país em desenvolvimento que busca participar ativamente da economia global e não pode se isolar da competição entre as principais potências mundiais.
Afirmativa II é correta, pois a disputa geoeconômica entre os EUA e a China tem a tecnologia 5G no centro, e a rivalidade tecnológica e comercial traz consigo a disputa geopolítica.
Afirmativa III é também correta, pois o domínio das tecnologias é cada vez mais condição não apenas para a competitividade econômica, mas também para o aumento da influência e poder em tabuleiros políticos, diplomáticos e militares.
Afirmativa IV é incorreta, pois a China não pode ser comparada aos EUA, Japão e Alemanha em termos de domínio do ciberespaço e das novas tecnologias de transmissão de dados, pois a China é uma potência emergente que tem feito grandes avanços em tecnologia e inovação.
Afirmativa V é correta, pois os potenciais impactos da disputa entre EUA e China devem levar em conta a importância central da tecnologia 5G, tanto para ser colocada a serviço do desenvolvimento de outros países, quanto por questões de segurança.
Portanto, as afirmativas II, III e V são as únicas corretas, o que justifica a resposta letra D) II, III e V.
Deixe um comentário