“Resultado da especialização integrada dos espaços produtivos, como aqueles dos Estados-nações, em função das vantagens comparativas ou do nível de desenvolvimento tecnológico e do tipo de exploração capitalista da força de trabalho em cada região do planeta”.
(Haesbaert, R.; Porto-Gonçalves, C. W.
A nova des-ordem mundial, 2006, p. 148)
A definição apresentada no excerto corresponde ao conceito de
- A) Nova Ordem Mundial.
- B) Divisão Internacional do Trabalho.
- C) Regionalização do Espaço Mundial.
- D) Velha Ordem Mundial.
- E) Divisão Norte e Sul.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Divisão Internacional do Trabalho.
GABARITO LETRA B
Vamos aos comentários das alternativas.
a) Nova Ordem Mundial.
ERRADA. A Nova Ordem Mundial teve início em 1989 com o final da Guerra Fria e a consequente queda do Muro de Berlim. Esse acontecimento sinalizava que havia apenas uma Alemanha, e não mais a bipolaridade (ou separação) entre a economia capitalista e a socialista. Na nova ordem mundial, o mundo passa a ser multipolarizado.
b) Divisão Internacional do Trabalho.
CORRETA. Segundo Rogerio Haesbaert e Carlos Walter Porto no Livro A Nova Desordem Mundial “ A Divisão Internacional do Trabalho e o resultado da especialização integrada dos espaços produtivos, como aqueles dos Estados-nações, em função das vantagens comparativas ou do nível de desenvolvimento tecnológico e do tipo de exploração capitalista da força de trabalho em cada região do planeta”.
c) Regionalização do Espaço Mundial.
ERRADA. A Regionalização do Espaço Mundial tem por objetivo identificar grandes áreas do planeta com características próximas, no que diz respeito à população e a economia, ou ainda, semelhanças na Formação Sócio-Econômica-Espacial. A exemplo temos a divisão em continentes.
d) Velha Ordem Mundial.
ERRADA. A Velha Ordem Mundial é o período que corresponde à Guerra Fria, entre 1945 e 1989, ou seja, depois do término da Segunda Guerra Mundial e até a queda do Muro de Berlim.
e) Divisão Norte e Sul.
ERRADA. A nova ordem mundial originou a substituição da antiga divisão do globo entre leste e oeste, composta por países socialistas e capitalistas, respectivamente, para uma nova divisão: países desenvolvidos (ou ricos), localizados majoritariamente no hemisfério norte, e países subdesenvolvidos (ou pobres), localizados majoritariamente no hemisfério sul. Assim como a divisão entre leste e oeste, a divisão entre norte e sul contém exceções.
Deixe um comentário