Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise o seguinte trecho da obra “Veias abertas da América Latina”: […] Portugal abria seu próprio mercado e o de suas colônias às manufaturas britânicas. Por causa do desnível do desenvolvimento industrial já então existente, a medida duplicava para as manufaturas locais uma condenação à ruína. Não era com vinho que seriam pagos os tecidos ingleses, mas com o ouro do Brasil e pelo caminho restariam paralíticos os teares de Portugal. Portugal não se limitou a matar no ovo sua própria indústria: de passagem aniquilou também os germens de qualquer tipo de desenvolvimento manufatureiro no Brasil […] (GALEANO, 1940). O sistema capitalista hoje impõe uma nova lógica de produção, uma lógica que desterritorializou as empresas de suas nações originais e as transportou para outros rincões do planeta, levando consigo suas técnicas de produção, utilizam recursos locais e toda a infraestrutura que este país pode oferecer. Contudo, o lucro viaja de volta para o país de origem, reforçando a desigualdade social imposta pelo sistema. A partir do trecho do livro e do texto acima, essa desigualdade social histórica se estabelece pela:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) DIT (Divisão Internacional do Trabalho), criada no período colonial e reforçada hoje pela nova DIT, que compactua com a desigualdade social imposta no sistema capitalista, configurando, assim, os países centrais ricos e os países periféricos pobres.

GABARITO LETRA D

 

Vamos aos comentários das alternativas.

 

a) Necessidade da tecnologia dos países centrais para uso dos países periféricos.

 

ERRADA. Os Países centrais produzem novas tecnologias que com passar do tempo chegam aos países periféricos. Não a o que se falar em necessidade como descreve a afirmativa.

 

b) Imposição de uma ideologia cristã que permitiu que países europeus pudessem explorar outros espaços do planeta, levando seus conhecimentos em uma ação civilizadora.

 

ERRADA. A Imposição de ideologias é contrária a liberdade cristã no mundo atual. A maioria dos países buscam hoje harmonizar as relações com outros povos.

 

c) Hegemonia das técnicas rudimentares em detrimento das técnicas eficazes nos países centrais.

 

ERRADA. As técnicas rudimentares perderam espaços porque  tornavam a produção extremamente árdua e baixa, dando lugar a tecnologia e maquinas mais eficazes para o processo de produção.

 

d) DIT (Divisão Internacional do Trabalho), criada no período colonial e reforçada hoje pela nova DIT, que compactua com a desigualdade social imposta no sistema capitalista, configurando, assim, os países centrais ricos e os países periféricos pobres.

 

CORRETA. A Divisão Internacional do Trabalho provoca desigualdades. Os países emergentes ou em desenvolvimento, como México, Argentina, Brasil e outros, adquirem tecnologias a preços altos, enquanto que os produtos exportados pelos países citados não atingem preços satisfatórios, favorecendo os países ricos.

 

e) Globalização que gera isolamento dos países pobres e uma alta comunicação entre países ricos.

 

ERRADA. A globalização permitiu uma maior conexão entre pontos distintos do planeta, fazendo com que compartilhassem de características em comum. Desta forma, nasce a ideia de Aldeia Global, ou seja, um mundo globalizado onde tudo está interligado. Logo não de se falar em isolamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *