Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A globalização, antes de mais nada, é um fenômeno fundamentalmente geográfico que tem como base o território. Podemos definir globalização como a intensificação das trocas e da circulação de pessoas e do conhecimento, a integração cada vez mais intensa dos mercados, dos meios de transportes e das telecomunicações , o que gera a interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. (MORAES, Paulo Roberto. Geografia: geral e do Brasil 4ª Ed. São Paulo: Harbra, 2011, p 328 – Adaptado)

Tal característica gera consequências na organização de diversos setores industriais. Uma das mais importantes consequências da produção é:

Resposta:

A globalização, antes de mais nada, é um fenômeno fundamentalmente geográfico que tem como base o território. Podemos definir globalização como a intensificação das trocas e da circulação de pessoas e do conhecimento, a integração cada vez mais intensa dos mercados, dos meios de transportes e das telecomunicações, o que gera a interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre.

Tal característica gera consequências na organização de diversos setores industriais. Uma das mais importantes consequências da produção é:

  • A) concentração produtiva nos países tradicionais.
  • B) erradicação das vantagens locacionais.
  • C) fragmentação produtiva por meio da terceirização.
  • D) eliminação dos investimentos em logística.
  • E) aumento da oferta de emprego em países como os EUA.

A alternativa correta desta questão é a letra C) fragmentação produtiva por meio da terceirização.

Essa resposta é correta porque a globalização provocou a fragmentação da produção em diferentes etapas, o que permitiu que as empresas terceirizassem determinadas atividades para países ou empresas que ofereciam mão de obra mais barata ou especializada. Isso permitiu que as empresas reduzissem custos e aumentassem a eficiência, mas também gerou consequências negativas, como a perda de empregos em países desenvolvidos e a exploração de trabalhadores em países em desenvolvimento.

Essa fragmentação produtiva também permitiu que as empresas se especializassem em determinadas etapas do processo produtivo, o que aumentou a eficiência e a competitividade. Além disso, a globalização também permitiu que as empresas sejam mais flexíveis e adaptáveis às mudanças do mercado, o que é fundamental para sua sobrevivência.

Em resumo, a fragmentação produtiva por meio da terceirização é uma das consequências mais importantes da globalização, pois permitiu que as empresas reduzissem custos, aumentassem a eficiência e se especializassem em determinadas etapas do processo produtivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *