Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Ao refletir sobre o território de um país e seu papel num espaço globalizado, Santos e Silveira (2006) afirmam que há algumas áreas nos territórios nacionais que possuem uma presença mais plena da globalização, caracterizadas pela sua inserção numa cadeia produtiva global, pelas relações distantes e, frequentemente, estrangeiras que criam e, também, pela sua lógica extravertida. Todavia, a base desse processo é o espaço nacional cuja regulação continua sendo nacional, ainda que guiada em função dos interesses de empresas globais.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 9ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Levando em consideração as afirmações de Santos e Silveira (2006), pode-se definir essas áreas mais globalizadas do território de um país como?

Resposta:

A resposta certa é a letra C) O espaço nacional da economia internacional.

Essa opção é a mais adequada porque, refere-se às áreas do território de um país que possuem uma presença mais plena da globalização, caracterizadas pela sua inserção numa cadeia produtiva global, pelas relações distantes e frequentemente estrangeiras que criam e, também, pela sua lógica extravertida.

Essas áreas mais globalizadas do território de um país são justamente aquelas que se inserem na economia internacional, seja por meio de exportações, importações, investimentos estrangeiros, ou outras formas de interação econômica com o exterior. Portanto, elas constituem o espaço nacional da economia internacional.

É importante notar que, embora essas áreas sejam mais globalizadas, a sua regulação ainda é nacional, ou seja, é feita pelo Estado Nacional, mesmo que esteja guiada em função dos interesses de empresas globais. Isso significa que, apesar da globalização, o Estado Nacional ainda tem um papel importante na regulação da economia e do território.

As outras opções não são tão precisas ou não refletem a ideia de que as áreas mais globalizadas do território de um país se inserem na economia internacional. A opção A) refere-se à região globalizada, que é mais ampla e não especifica a inserção na economia internacional. A opção B) não é precisa, pois o espaço regional de um espaço globalizado é mais amplo e pode incluir várias economias nacionais. A opção D) é equivocada, pois o espaço nacional centralizado não é caracterizado pela globalização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *