Em 1955, representantes de 29 países da África e da Ásia se reuniram, e esta foi a primeira ocasião em que tais nações recém-descolonizadas se encontravam como grupo para reconhecer seus interesses e identidades comuns. Eles alegavam ser diferentes tanto do mundo capitalista como do mundo socialista. Como grupo não alinhado, eles representavam um “terceiro mundo”. Esse encontro foi organizado para chamar atenção sobre questões políticas anticolonialistas e a criação de um movimento não alinhado com uma poderosa voz ativa na comunidade internacional. Nascia, assim, o “Terceiro Mundo” como conceito político. Esse importante evento geopolítico, ocorrido durante a bipolaridade do mundo, ficou conhecido como:
- A) Conferência de Bandung.
- B) Conferência de Bretton Woods.
- C) Conferência de Yalta.
- D) Conferência de São Francisco.
- E) Conferência de Potsdam.
Resposta:
A resposta certa é a letra A) Conferência de Bandung.
A Conferência de Bandung foi um importante evento geopolítico ocorrido em 1955, durante a bipolaridade do mundo. Foi nessa conferência que representantes de 29 países da África e da Ásia se reuniram para reconhecer seus interesses e identidades comuns. Eles alegavam ser diferentes tanto do mundo capitalista quanto do mundo socialista, e representavam um "terceiro mundo" não alinhado. O encontro foi organizado para chamar atenção sobre questões políticas anticoloniais e a criação de um movimento não alinhado com uma voz ativa na comunidade internacional.
Essa conferência foi um marco importante na criação do conceito político do "Terceiro Mundo", que passou a ser utilizado para descrever países que não se alinhavam com nenhuma das duas superpotências da época, Estados Unidos e União Soviética. A Conferência de Bandung foi um momento crucial na história da descolonização e da luta contra o colonialismo, e seu legado ainda é sentido hoje em dia.
Portanto, a resposta certa é a letra A) Conferência de Bandung, pois foi nessa conferência que os países não alinhados se reuniram para discutir suas identidades e interesses comuns.
Deixe um comentário