Ao final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetário. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
SANTOS, M. Por uma globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das tranformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
- A) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
- B) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
- C) eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.
- D) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
Resposta:
A resposta correta é a letra A) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
Essa opção está relacionada à globalização e à divisão internacional do trabalho. Com o advento das tecnologias de informação, ao final do século XX, o mundo passou a ser mais conectado e interligado, permitindo que as empresas pudessem produzir e vender seus produtos em escala global. No entanto, essa globalização também trouxe consequências negativas para o mundo do trabalho.
A automatização dos processos fabris, por exemplo, permitiu que as empresas reduzissem seus custos e aumentassem sua eficiência, mas ao mesmo tempo, também levou ao aumento do desemprego, pois muitos trabalhadores perderam seus empregos em decorrência da substituição de mão de obra humana por máquinas e robôs. Além disso, a globalização também permitiu que as empresas pudessem transferir suas produções para países com mão de obra mais barata, o que também contribuiu para o aumento do desemprego nos países desenvolvidos.
Portanto, a opção A) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego é a consequência mais adequada para o setor produtivo em relação às transformações citadas no texto.
Deixe um comentário