Assinale a alternativa que apresenta importante característica da Nova Ordem Mundial.
- A) A China comporta-se cada vez mais como potência mundial, em virtude de sua população, de sua economia e de sua cultura.
- B) Economia mundial cada vez mais policêntrica, com diversos grandes polos de poder geopolítico que limitam a hegemonia dos Estados Unidos.
- C) O Japão é considerado um gigante econômico e geopolítico, exercendo influência bélica e política central nos assuntos internacionais.
- D) A Rússia não é uma potência mundial como foi a URSS, tendo em vista a perda do poderio e arsenal nuclear em prol da modernização do país.
- E) A União Europeia, a partir da liderança sobre a OTAN, rivaliza enquanto bloco em termos de poder econômico e político em relação aos Estados Unidos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Economia mundial cada vez mais policêntrica, com diversos grandes polos de poder geopolítico que limitam a hegemonia dos Estados Unidos.
GABARITO LETRA B
Assinale a alternativa que apresenta importante característica da Nova Ordem Mundial.
a) A China comporta-se cada vez mais como potência mundial, em virtude de sua população, de sua economia e de sua cultura.
ERRADA. Não podemos afirmar que a China se tornou uma grande potência por conta de sua cultura devido a política interna ser vinculada a uma centralização do poder (Partido Comunista). A China conseguiu o status de potência mundial graças a sua população, que apresenta em sua estrutura uma mão de obra pouco qualificada e barata, atraindo capital estrangeiro e por conta da promoção da competitividade/concorrência interna. Além disso, sua economia tem crescido em escala global nos últimos anos por conta de incentivos e investimentos, chegando a determinar os ciclos de preços das commodities.
b) Economia mundial cada vez mais policêntrica, com diversos grandes polos de poder geopolítico que limitam a hegemonia dos Estados Unidos.
CORRETA. Apesar de grandes polos (americano, o asiático e o europeu) liderarem a economia do mundo. Na Nova Ordem Mundial nenhum país dita a agenda mundial, sendo essa agenda constantemente negociada entre os vários centros de poder, geralmente fragmentados em blocos econômicos que estabelecem relações comerciais privilegiadas entre si e atuam de forma conjunta no mercado internacional.
c) O Japão é considerado um gigante econômico e geopolítico, exercendo influência bélica e política central nos assuntos internacionais.
ERRADA. O Japão é considerado um gigante econômico e ao mesmo tempo um anão geopolítico. Na economia graças aos seus parceiros comerciais, Estados Unidos e China, conseguiu se estabelecer no sistema internacional como uma potência econômica. Entretanto, mesmo sendo um gigante econômico, o país não tem forte envolvimento nas questões políticas e de segurança internacionais. Por fim, apesar dos EUA figurar como principal potência política e militar, a economia mundial e administrada por diversos grandes polos de poder geopolítico não o Japão como descrito na alternativa.
a Nova Ordem Mundial
d) A Rússia não é uma potência mundial como foi a URSS, tendo em vista a perda do poderio e arsenal nuclear em prol da modernização do país.
ERRADA. Pela sua condição de país bicontinental gigantesco, cercado por seis regiões geoestratégicos importantes, a Rússia é uma grande potência. O país, no contexto da Nova Ordem Mundial e a segunda maior potência militar e nuclear do planeta. Esse fator corrobora para transformar os russos em importantes atores no cenário internacional.
e) A União Europeia, a partir da liderança sobre a OTAN, rivaliza enquanto bloco em termos de poder econômico e político em relação aos Estados Unidos.
ERRADA. A União Europeia não lidera ou controla a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Apesar de existirem acordos multilaterais, durante o governo de Donald Trump (2017-2021) as relações entre os EUA e a União Europeia não eram amigáveis. Logo não podemos falar em rivalidade e sim num distanciamento entre a União Europeia e os Estados Unidos.
Deixe um comentário