“O mundo de hoje é cenário do chamado “tempo real”, porque a informação se pode transmitir instantaneamente. Desse modo, as ações se concretizam não apenas no lugar escolhido, mas também na hora adequada, conferindo maior eficácia, maior produtividade e maior rentabilidade aos propósitos daqueles que as controlam”. (SANTOS, Milton. Silveira, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Bestbolso, 2011). O processo destacado no fragmento acima foi desencadeado graças à:
- A) Técnica investida no âmbito da revolução industrial.
- B) Informatização como novo modelo dominante de organização do trabalho.
- C) Associações empresariais e poder público.
- D) Redes de ciência e tecnologia privadas.
Resposta:
Resposta: B) Informatização como novo modelo dominante de organização do trabalho.
A resposta correta é a letra B) porque a informatização é o processo que mais se relaciona com a criação do cenário do "tempo real" mencionado no texto. A informatização permitiu a transmissão instantânea de informações, tornando possível a concretização de ações em qualquer lugar e hora, aumentando a eficácia, produtividade e rentabilidade.
Essa é a característica mais marcante da globalização e da divisão internacional do trabalho, pois permite que as empresas e organizações trabalhem de forma mais eficiente e coordenada, independente da localização geográfica. Além disso, a informatização também permite a automatização de processos, a redução de custos e o aumento da competitividade.
Já as outras opções não se relacionam diretamente com a criação do cenário do "tempo real". A opção A) Técnica investida no âmbito da revolução industrial se refere a um período anterior à globalização e à divisão internacional do trabalho. A opção C) Associações empresariais e poder público se refere às relações entre empresas e governo, mas não está diretamente relacionada à criação do cenário do "tempo real". A opção D) Redes de ciência e tecnologia privadas se refere a uma área específica de investimento em tecnologia, mas não é o principal fator que criou o cenário do "tempo real".
Deixe um comentário