“É necessário apontar e ressaltar que o debate sobre a natureza da região inicia-se em um momento em que o mundo, sob a égide do capitalismo industrial, já está simultaneamente unificado e dividido, podendo-se falar de uma economia mundial”. (CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas, Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 2011). Conforme o autor, podemos afirmar que:
- A) A partir da ideia da persistência da diferenciação de áreas, o mundo está se tornando homogêneo, indiferenciado e, consequentemente, as regiões estão desaparecendo.
- B) A economia mundial e a globalização geraram a homogeinização global.
- C) A partir do pós segunda guerra, o processo de fragmentação articulada tornou-se mais lento.
- D) A globalização, etapa superior da espacialidade capitalista, que emergirá a partir do final da segunda guerra mundial, torna mais complexa ainda a fragmentação articulada da superfície terrestre.
Resposta:
A resposta certa é a letra D) A globalização, e etapa superior da espacialidade capitalista, que emergiu a partir do final da Segunda Guerra Mundial, torna mais complexa ainda a fragmentação articulada da superfície terrestre.
Essa resposta é correta pois a globalização é, de fato, uma etapa superior da espacialidade capitalista, que se consolidou após a Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto, a globalização trouxe uma série de mudanças na forma como as economias se organizam e se relacionam entre si, tornando mais complexa a fragmentação articulada da superfície terrestre.
A globalização caracteriza-se por uma série de processos que levaram à criação de uma economia mais integrada e interdependente em escala global. Isso ocorreu mediante a ampliação do comércio internacional, a criação de organismos internacionais que regulamentam as relações econômicas entre os países e a aumento da mobilidade dos capitais.
Como resultado, as fronteiras nacionais tornaram-se mais permeáveis, e as economias passaram a ser mais interconectadas. Isso levou à criação de redes de produção e comércio mais complexas, que envolvem várias economias e setores econômicos.
No entanto, essa maior interconexão também trouxe consequências negativas, como a ampliação das desigualdades econômicas e sociais entre os países e dentro deles. Além disso, a globalização também gerou processos de fragmentação articulada da superfície terrestre, como a criação de enclaves econômicos e a segregação social e espacial.
Portanto, a resposta certa é a letra D) A globalização e etapa superior da espacialidade capitalista, que emergiu a partir do final da Segunda Guerra Mundial, torna mais complexa ainda a fragmentação articulada da superfície terrestre.
Deixe um comentário