Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Nestas últimas décadas, o processo de globalização econômica esteve atrelado ao comércio internacional. Comprova esse fato

Resposta:

A alternativa correta é letra C) o protecionismo, prática comum, sendo um entrave à circulação de mercadorias.

GABARITO LETRA C

 

Nestas últimas décadas, o processo de globalização econômica esteve atrelado ao comércio internacional. Comprova esse fato

a) a expansão do pleno emprego no setor industrial nos países considerados emergentes.

ERRADA. No mundo globalizado a substituição da mão-de-obra pelas máquinas e pelo elevado desenvolvimento da informatização tem gerado um aumento muito significante do desemprego e da exclusão social, ou seja, a globalização tem ocasionado o desemprego estrutural. Além disso, uma das principais críticas da globalização refere-se ao mercado de trabalho, caracterizado pela competitividade e concorrência, especialmente pela flexibilização do mercado de trabalho.

b) o aumento da independência econômica dos países produtores e exportadores de commodities.

ERRADA. Pelo contrário. O avanço da globalização tem deixado os países produtores e exportadores de commodities cada vez mais dependentes do capital internacional.  A economia desses países além de sofrerem com as flutuações dos preços dos commodities também são prejudicados pelo menor valor agregado desses produtos, culminando numa menor entrada de recursos e piorando a condição de vida da população. Além disso, a excessiva dependência econômica em relação à exportação de produtos primários propicia também a elevação da dependência tecnológica.

c) o protecionismo, prática comum, sendo um entrave à circulação de mercadorias.

CORRETA. A globalização não eliminou o protecionismo a favor do livre-comércio e fim das taxas alfandegárias. O protecionismo comercial é algo ainda muito forte e corriqueiramente utilizado pelos países desenvolvidos, achando que sua utilização irá fortalecer e manter a produção nacional, restringindo a entrada de produtos externos.

Os Estados Unidos, em especial o governo Donald Trump (janeiro de 2017 a janeiro de 2021) são um exemplo de país que mais praticam o protecionismo em suas legislações, isso se deve pelo fato de possuírem maior atuação no mercado. Donald Trump em 2017, como prometeu durante sua campanha eleitoral, iniciou uma Guerra Comercial com a China e outros países, tomando uma série de atitudes protecionistas que vão na contramão da globalização.

d) a crescente pressão dos países ricos em enfraquecer os blocos econômicos.

ERRADA. No contexto da globalização, os blocos econômicos vêm se expandindo para ampliar o poder de negociação de seus membros no mercado internacional. O processo de globalização estabeleceu uma a nova lógica das cadeias produtivas e negociação que estabelecem novas regras no comércio mundial, obrigando diversos blocos econômicos a empreender alianças estratégicas, que asseguram a instauração de condições favoráveis para o seu desenvolvimento e enriquecimento. Com isso, os blocos passaram a implementar projetos integracionistas promovendo o desenvolvimento econômico através do aumento do poder de negociação e da redução da vulnerabilidade externa dos países membros, ou seja, a medida que a integração econômica se desenvolve, os entraves comerciais entre os países participantes desse processo tendem a se diluir.

e) o enfraquecimento de países que defendem relações comerciais bi ou multilaterais.

ERRADA. Os países que negociam vantagens econômicas (defendem relações comerciais bi ou multilaterais) vem se fortalecendo no comercio internacional. As relações bilaterais ou multilaterais atuam num processo que visa o livre comércio entre todos os países, almejando também a redução das barreiras comerciais. Nesse sentido, ao possibilitar uma maior inserção no contexto internacional e trabalhar fortemente com a aplicação de políticas de liberalização comercial e interdependência mundial, esses países tem ganhado uma maior influência dos fóruns comerciais internacionais com aumento do número de participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *