A expansão do capitalismo, ao longo do tempo, provocou mudanças no espaço geográfico mundial e local. Neste sentido, é correto afirmar que:
- A) o capitalismo se alimenta das mudanças no espaço geográfico, produzindo novas formas de relações internacionais.
- B) as mudanças sociogeográficas advindas do capitalismo produzem alterações na natureza de forma irreversível.
- C) o aumento da produção capitalista gera modificações na natureza e diminui as deficiências no espaço geográfico mundial.
- D) a exploração da natureza promovida pela expansão capitalista é fator responsável pelas modificações no espaço geográfico e social, implicando, também, a modificação das relações internacionais.
- E) o capitalismo expandido gera modificações sociais que implicam a reorganização do espaço geográfico social.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) a exploração da natureza promovida pela expansão capitalista é fator responsável pelas modificações no espaço geográfico e social, implicando, também, a modificação das relações internacionais.
GABARTITO LETRA D
A expansão do capitalismo, ao longo do tempo, provocou mudanças no espaço geográfico mundial e local. Neste sentido, é correto afirmar que:
a) o capitalismo se alimenta das mudanças no espaço geográfico, produzindo novas formas de relações internacionais.
ERRADA. O capitalismo não cria novas formas de relações internacionais, mas sim atua na sua modificação. A globalização utiliza-se das relações internacionais para disseminar a ideologia do capitalismo. Com isso, altera o papel e a forma de atuação dos Estados nacionais, modifica significativamente o mundo do trabalho e incentiva o contínuo desenvolvimento científico e tecnológico. A mundialização do capitalismo transformou o capitalismo industrial e financeiro centrado nas economias nacionais para um capitalismo centrado na economia mundial.
b) as mudanças sociogeográficas advindas do capitalismo produzem alterações na natureza de forma irreversível.
ERRADA. A generalização da palavra “irreversível” tornou a alternativa incorreta. Apesar dos impactos ambientais crescentes gerados pelo modo de produção capitalista dominante baseado na utilização dos recursos naturais de forma desenfreada, a emergência da questão ambiental em escala local e global tem se tornado cada vez mais forte. Muitas ações estão sendo tomadas para barrar esses efeitos, uma delas e adoção da sustentabilidade, que consiste num comprometimento com a qualidade ambiental e com a gestão adequada do desenvolvimento econômico.
c) o aumento da produção capitalista gera modificações na natureza e diminui as deficiências no espaço geográfico mundial.
ERRADA. A produção capitalista não reduziu as deficiências no espaço geográfico mundial. No sistema capitalista existem deficiências, que são: a desigual relação entre capital e trabalho, os problemas ambientais, a monopolização do mercado e aumento das concentrações de renda (desigualdades sociais). Todo esse processo somados a indiferença de algumas nações tem agravado esse quadro ao longo dos anos.
d) a exploração da natureza promovida pela expansão capitalista é fator responsável pelas modificações no espaço geográfico e social, implicando, também, a modificação das relações internacionais.
CORRETA. No modo de produção capitalista a relação homem/natureza e sociedade/natureza tomou novas configurações, sendo estas conflituosas, de exploração dos recursos disponíveis. O poder econômico e o poder jurídico-político são os principais agentes produtores/organizadores do espaço social/geográfico no modo de produção capitalista (trabalho acontece subordinado ao capital). Sendo assim, as relações de trabalho no capitalismo ocorrem visando lucro, então, a natureza se transforma em mercadoria, logo, a destruição da natureza é parte integrante desse processo que se intensifica na medida em que o capital se internacionaliza.
e) o capitalismo expandido gera modificações sociais que implicam a reorganização do espaço geográfico social.
ERRADA. Não é correto afirmar que as transformações sociais causadas pelo capitalismo envolvem a reorganização do espaço geográfico social. O desenvolvimento do capitalismo provoca transformações. Ao se expandir, o capitalismo encontra espaços dos quais precisa adaptar-se para lograr sua implantação. Dentro dessa dinâmica, as relações sociais são convertidas em relações econômicas (relações de trocas) para produzir bens e riquezas visando o lucro.
Deixe um comentário