Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A partir da década de 1970, profundas modificações nos processos de industrialização começaram a tomar corpo na sociedade. Foi um momento em que o chamado modelo fordista de produção começou a dar sinais de esgotamento e as empresas começaram a adotar diferentes estratégias para aumentar as taxas de lucro. Esse período foi denominado como o de mudanças da 2ª fase da Revolução Industrial para a 3ª fase da Revolução Industrial.

Uma característica marcante dessa mudança é a:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Retração do emprego, com destaque para a indústria que passa a atuar com o trabalho em tempo parcial e intensa precarização.

Resolução

GABARITO LETRA D

  

Uma característica marcante dessa mudança é a:

a)  Estruturação da produção em série, na linha de montagem, e separação entre trabalho intelectual e manual.

ERRADA. Na Segunda Revolução Industrial criou-se o Fordismo, um método de produção em série caracterizado pela passagem do produto por toda a fábrica através de uma esteira rolante. A produção em série é uma forma de se produzir rapidamente, porém, fabrica somente um tipo de produto, não há diversificação

Uma característica distintiva do modelo de produção Fordista era a Fábrica verticalmente integrada. Uma vez que possuía desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras e a siderúrgica, até a montagem do produto final.

O funcionário da fábrica se especializava em apenas uma etapa do processo produtivo e repetia a mesma atividade durante toda a jornada de trabalho, fato que provocava uma alienação física e psicológica nos operários, que não tinham noção do processo produtivo do automóvel.

A Terceira Revolução Industrial (Revolução Técnico-Científica-Informacional) ocorre sobre novas bases. Energia elétrica, informatização, integração pesquisa – tecnologia, terceirização, Toyotismo (just in time), automação e robotização. Os avanços tecnológicos ocorrem em áreas como microeletrônica, nanotecnologia, biotecnologia, química fina entre outras. São aspectos que favorecem a acumulação flexível com desconcentração espacial.

b)  Invenção do motor à explosão e início do uso da eletricidade como importante fonte de energia.

ERRADA. Na Segunda Revolução Industrial houve a descoberta da eletricidade. Novas invenções foram feitas, como o processo de Bessemer, o Dínamo e o motor a combustão interna.

A terceira revolução industrial (1950 – 2010) foi marcada pela substituição gradual da mecânica analógica pela digital, pelo uso de microcomputadores e criação da internet (1969). O período também foi marcado pela introdução de novas fontes de energia, tais como a energia nuclear, solar, eólica e desenvolvimento da engenharia genética e biotecnologia. Novos métodos de agricultura são criados, por meio da produção informatizada. O telefone celular é inventado, por Martin Cooper (1973), e passa por diversos ciclos de desenvolvimento.

c)  Adoção do trabalho especializado, fragmentado, pouco qualificado, repetitivo e bastante hierarquizado.

ERRADA. O trabalho não-qualificado, fragmentado, repetitivo, rotineiro e prescrito é característico do modelo taylorista (Segunda Revolução Industrial). O Modelo de Produção Taylorista (produção cronometrada) é baseado num conjunto de métodos para a produção. De acordo com Taylor, o funcionário deveria apenas exercer sua função/tarefa em um menor tempo possível durante o processo produtivo, não havendo necessidade de conhecimento da forma como se chegava ao resultado final.

A Terceira Revolução Industrial tem início na década de 1970, tendo por base a alta tecnologia, a tecnologia de ponta (high-tech). No que diz respeito à política e à economia gerou o chamado neoliberalismo e a era da globalização. Nessa fase da Revolução Industrial, foram criadas também:

• Telefonia móvel;

• Criação de robôs usados nas indústrias;

• Foguete de longo alcance;

• Desenvolvimento da biotecnologia;

• Utilização da energia atômica.

d)  Retração do emprego, com destaque para a indústria que passa a atuar com o trabalho em tempo parcial e intensa precarização.

CORRETA. A Terceira Revolução Industrial teve início na segunda metade do século XX quando o mundo passou por profundas evoluções no campo tecnológico, desencadeadas, principalmente, pela união entre conhecimento científico e produção industrial.

Entre as principais características da Terceira Revolução Industrial, destacam-se:

*Uso da tecnologia e do sistema de informática na produção industrial;

*Aumento da produção industrial com a diminuição dos custos;

*Aceleração da economia capitalista e geração de emprego;

*Uso de diferentes fontes de energia, incluindo fontes renováveis e menos poluentes;

*Preocupação com questões ambientais;

*Consolidação do capitalismo financeiro;

*Desenvolvimento da robótica, da engenharia genética e da biotecnologia;

*Terceirização da economia;

*Expansão de empresas multinacionais.

Essa revolução tem como consequência a imposição de mudanças no mercado de trabalho através da flexibilização e precarização do trabalho, bem como pela implantação de novos requisitos à classe trabalhadora como a polifuncionalidade e multiqualificação; em relação à qualificação profissional. Na prática, isso significa para os trabalhadores, um aumento na jornada de trabalho anual, aumento do trabalho em tempo parcial ou temporário, subcontratação, entre outras engenhosidades que buscam retirar direitos e conquistas dos trabalhadores.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *