“No que tange à lógica instrumental da acumulação, criam-se condições para a internacionalização da economia em um mercado unificado, e um espaço de fluxos financeiros, mercantis e informacionais tende a superar os Estados e as fronteiras, delineando uma nova divisão territorial do trabalho e uma nova geopolítica.”
(BECKER, Bertha. A geopolítica na virada do milênio:
logística e desenvolvimento sustentável. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org..). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)
Em relação à dimensão política do espaço, Berta Becker afirma que a globalização significa
- A) aumento da distensão.
- B) incentivo à inovação tecnológica.
- C) aumento da homogeneização.
- D) reforço das barreiras.
- E) valorização da diferença.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) valorização da diferença.
A questão aborda o Livro "Geografia: Conceitos e Temas" (encontre-o aqui), obra que reúne a concepção de vários autores acerca dos conceitos e temas em voga na Geografia atual. Na parte II do livro, mais precisamente no capítulo 9 (A geopolítica na virada do milênio: logística e desenvolvimento sustentável), a geógrafa brasileira Bertha Becker levanta uma discussão acerca de geopolítica, das práticas de poder e do espaço geográfico.
Nesse contexto, em relação à dimensão política do espaço, a autora possui o seguinte entendimento acerca da globalização (pág. 287-288):
"É que globalização não significa homogeneização. Pelo contrário, resgata-se a dimensão política do espaço pela valorização da diferença."
Portanto, podemos concluir que, para Bertha Becker, no contexto de sua obra, a globalização significa a valorização da diferença.
Desse modo, gabarito, LETRA E.
Deixe um comentário