Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

É preciso ver além dos Estados para entender as relações internacionais da atualidade. Desde os anos 1980, acadêmicos, como o sociólogo Marcel Merle, já identificavam que outros atores, e não apenas os Estados, contavam na formação do mundo. Entre eles, destacam-se as Organizações Internacionais, OI. Elas são bem conhecidas por suas siglas: a ONU, a Unesco, a Unicef, a União Europeia, o Mercosul… há, de fato, centenas delas que atuam sobre nossas vidas mais do que imaginamos.

RODRIGUES, Gilberto M. A. Organizações Internacionais: uma nova cartografia do mundo.
Conhecimento Prático Geografia. São Paulo: Escala, n. 62, p. 18. Adaptado.

Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre as OI, pode-se afirmar que elas

Resposta:

A alternativa correta é letra E) atuam elaborando diagnósticos, criando padrões e procedimentos comuns.

Resolução

GABARITO LETRA E

  

 

RODRIGUES, Gilberto M. A. Organizações Internacionais: uma nova cartografia do mundo.

Conhecimento Prático Geografia. São Paulo: Escala, n. 62, p. 18. Adaptado.

 

 

Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre as OI, pode-se afirmar que elas

a)  surgiram no século XVIII e visavam propagar a Revolução Industrial nos países periféricos.

ERRADA. O surgimento das organizações internacionais ocorreu na segunda metade do século XX, mas foi ao final da Guerra Fria, e com o crescente processo de globalização, que elas se fortaleceram, conquistando cada vez mais espaço e força no cenário mundial. As organizações internacionais devem ser compreendidas como entidades detentoras de personalidade jurídica de Direito Internacional que representam diversos países, ou seja, são entidades criadas a partir da vontade dos Estados, com o intuito de defender seus interesses.

A criação de Organizações Internacionais podem atender a diferentes propósitos. Em geral, visam

“institucionalizar o controle de determinados temas, criar instituições independentes da burocracia nacional, possibilitar a existência de um foro permanente de negociações ou viabilizar a coordenação de determinados temas, a partir do amadurecimento deum processo de cooperação multilateral.” (Varella).

b)  são compostas, exclusivamente, por tribunais internacionais e por estados centrais.

ERRADA. Entende-se por organizações ou organismos internacionais as instituições internacionais que agregam em si ações de vários países sob um objetivo ou bem comum. Os organismos internacionais, de um modo geral, podem atuar em diversas frentes, tanto no campo econômico quanto no âmbito social, mas exercem um peso primordial no cerne das relações geopolíticas. Essas organizações apresentam estrutura orgânica permanente e independente, podendo ter em sua estrutura tribunais ou algum conselho, comissão.

c)  objetivam modificar fronteiras nacionais, implantando novos padrões cartográficos.

ERRADA. As organizações internacionais fundam-se no princípio da "limitação da soberania dos Estados membros", ou seja, não tem como objetivo modificar fronteiras nem implantar padrões cartográficos.  As organizações internacionais são instituições compostas por países com objetivos comuns. São instituições criadas por países (estados soberanos), regidas por meio de tratados, que buscam através da cooperação a melhoria das condições econômicas, políticas e sociais dos associados.

Principais objetivos

- Atuam em conjunto, de forma cooperativa, para buscar avanços econômicos, sociais e políticos para os países membros;

- Buscam soluções em comum para resolver conflitos de interesses entre os estados membros;

- Estabelecem políticas de cooperação técnica e científica;

- Estabelecem normas e parâmetros comuns;

- Traçam estratégias para resolução de problemas de urgência como, por exemplo, guerras e outros conflitos militares;

- Fiscalizam, através de órgãos específicos, o cumprimento das regras estabelecidas pelos acordos;

- Organizam reuniões para a troca de experiências, definições de novas políticas ou determinação de novos objetivos.

d)  almejam integrar o espaço geográfico através da socialização das tecnologias e dos meios de produção.

ERRADA. As organizações internacionais, também chamados de instituições multilaterais, são entidades criadas pelas principais nações do mundo com o objetivo de trabalhar em comum para o pleno desenvolvimento das diferentes áreas da atividade humana: política, economia, saúde, segurança, etc. Essas organizações podem ser definidas como uma sociedade entre Estados. Constituídas por meio de tratados ou acordos, têm a finalidade de incentivar a permanente cooperação entre seus membros, a fim de atingir seus objetivos comuns. Atuam seguindo orientações estratégicas:

*Prever, planejar e concretizar ações em casos de urgência (solução de crises de âmbito nacional ou internacional, originadas de conflitos diversos, catástrofes, etc.);

*Realizar pesquisa conjunta em áreas específicas;

*Prestar serviços de cooperação econômica, cultural, médica, etc.

e)  atuam elaborando diagnósticos, criando padrões e procedimentos comuns.

CORRETA. Em virtude da recente ampliação da integração geoeconômica global (Globalização), as organizações internacionais tornaram-se atores importantes no cenário mundial, com a missão de estabelecer um ordenamento das relações intranacionais de poder e influência política. Atuam na elaboração e regulação de normas, suscitam acordos entre países, buscam atender determinados objetivos, entre outras funções.

O papel das organizações internacionais está ajudando a definir a agenda internacional, proporcionando lugar para iniciativas e mediando as negociações políticas. As organizações internacionais também definem quais são as questões mais importantes e decidem quais questões podem ser agrupadas, assim, facilitando determinar a prioridade governamental ou de acordos governamentais.

Existem incontáveis organizações internacionais, isto é, aquelas instituições formadas por dois ou mais Estados. Porém, no que concerne ao âmbito geopolítico, econômico e humanístico global, algumas delas se destacam pela sua importância, dentre elas, podemos citar ONU, OMC, Otan, FMI, Banco Mundial, OIT e OCDE.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *