Leia o trecho a seguir:
ÁFRICA NA FRONTEIRA DOS INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS
A crise econômica mundial tem acentuado a tendência de replanejamento no mercado de investimentos internacionais, especialmente nos países em desenvolvimento. Nesse contexto, a África se destaca como uma nova fronteira.
Fonte: http://www.ictsd.org
A China vem se destacando como um dos grandes investidores no continente africano na atualidade. Dentre os motivos que impulsionam esses investimentos, está:
- A) a importação de petróleo como alternativa aos tradicionais fornecedores do Oriente Médio
- B) a busca por mercados consumidores para seus produtos agrícolas, como o arroz e o trigo
- C) o recrutamento de mão de obra barata para suprir seu acelerado crescimento industrial
- D) a substituição de antigos parceiros econômicos, como os países latino-americanos
- E) o interesse em apoiar governos democráticos, buscando o fim das guerras civis no continente
Resposta:
A alternativa correta é letra A) a importação de petróleo como alternativa aos tradicionais fornecedores do Oriente Médio
Resolução
GABARITO LETRA A
ÁFRICA NA FRONTEIRA DOS INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS
Fonte: http://www.ictsd.org
A China vem se destacando como um dos grandes investidores no continente africano na atualidade. Dentre os motivos que impulsionam esses investimentos, está:
a) a importação de petróleo como alternativa aos tradicionais fornecedores do Oriente Médio
CORRETA. O investimento chinês no setor minerador, na África, associa-se ao crescimento industrial da China e sua consequente demanda por petróleo e outros minérios, ou seja, o fator econômico prioritário que justifica esse interesse comercial é o suprimento de matérias-primas.
O governo chinês atua para promover a troca de recursos naturais, majoritariamente petróleo, por investimentos em infraestrutura nos países com os quais estabelece relações. Nesse sentido, o financiamento chinês frequentemente volta-se para projetos com foco particular em geração de energia hidroelétrica, ferrovias e rodovias. Os maiores beneficiários são Nigéria, Angola, Sudão e Etiópia.
b) a busca por mercados consumidores para seus produtos agrícolas, como o arroz e o trigo
ERRADA. A China é considerada o maior produtor mundial de trigo e arroz, continuará a dominar a produção global desses dois grãos alimentícios. Dado o enorme consumo de sua população que passa de 1,4 bilhão de pessoas, a China, além de produzir muito alimento, também importa, como, por exemplo, o grão de soja brasileiro.
O crescimento econômico chinês impulsionou a dependência crescente de importação de petróleo a partir de 1993, exigindo a ampliação e diversificação do fornecimento. Assim, a China, grande consumidora de petróleo, com oferta insuficiente para atender a demanda interna, pragmaticamente estreitou suas relações econômicas com esses países africanos, produtores de petróleo, para diversificar suas fontes de abastecimento (diante da instabilidade do Oriente Médio, principal região produtora) e garantir, no longo prazo, combustível para sua máquina de crescimento econômico.
c) o recrutamento de mão de obra barata para suprir seu acelerado crescimento industrial
ERRADA. A descrição da alternativa não é um dos motivos que impulsionam esses investimentos. A China passou por um período em que a mão de obra era absurdamente barata e isso fazia com que as empresas se instalassem lá.
Com o grande crescimento da economia chinesa, existe uma preocupação com relação às fontes de matéria-prima, principalmente o petróleo. Por mais que o país possua reservas de petróleo, a demanda é maior que a oferta, por isso a necessidade de encontrar novos mercados a fim de suprir sua demanda, a China vê então no continente africano a oportunidade de continuar atingindo seus objetivos por meios de investimento estrangeiro e acordos bilaterais. Os Chineses investem bilhões de dólares em infraestrutura em países africanos em troca de explorar sozinho o petróleo existente.
d) a substituição de antigos parceiros econômicos, como os países latino-americanos
ERRADA. A China é atualmente o maior parceiro comercial de praticamente todos os principais países latino-americanos, como Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Paraguai e Venezuela. Essa parceria ocorre por conta dos commodities e porque grande parte desses países são ricos em recursos naturais.
Com vista a manter a capacidade de produção industrial, a China está a importar mais recursos no estrangeiro do que qualquer outro país, tendo-se tornado no maior importador de aço, carvão, alumínio e cobre, e no segundo maior consumidor de petróleo. Como, as reservas petrolíferas no continente africano duplicaram no decurso da última década e o petróleo africano vem sendo considerado de muito boa qualidade, sobretudo pelo seu baixo teor sulfúrico, os chineses tem investido no continente para suprir sua demanda interna.
e) o interesse em apoiar governos democráticos, buscando o fim das guerras civis no continente
ERRADA. A China tem feito parcerias com governos ditatórias no continente africano, sendo que ela não tem interesse em colocar fim as guerras civis no continente, principalmente, porque muitos desses conflitos são étnicos- religiosos. A China vê a África como continente de oportunidades. Um dos principais interesses são os recursos naturais: petróleo e também outras matérias-primas e produtos agrícolas.
Deixe um comentário