Falava-se, antes, de autonomia da produção para significar que uma empresa, ai assegurar uma produção, buscava também manipular a opinião pela via da publicidade. Nesse caso, o fato gerador do consumo seria a produção. Mas, atualmente, as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produzirem os produtos. Um dado essencial do entendimento do consumo é que a produção do consumidor, hoje, precede a produção dos bens e dos serviços.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.
Rio de Janeiro: Record, 2000 (adaptado).
O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto pressupõe o(a)
- A) aumento do poder aquisitivo.
- B) estímulo à livre concorrência.
- C) criação de novas necessidades.
- D) formação de grandes estoques.
- E) implantação de linhas de montagem.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) criação de novas necessidades.
GABARITO LETRA C
Vamos aos comentários das alternativas.
a) aumento do poder aquisitivo.
ERRADA. Poder aquisitivo é a capacidade que uma pessoa ou uma população tem de adquirir bens materiais. Esse aumento não se relaciona com o consumo discutido no texto e defendido por Milton Santos.
b) estímulo à livre concorrência.
ERRADA. Livre concorrência significa liberdade de competir de uma maneira correta e honesta, não se admitindo impedimentos artificiais ou ilegais. O texto não traz a tona o eixo da livre concorrência. No geral está relacionado ao mercado.
c) criação de novas necessidades.
CORRETA. O consumismo tem origem direta na estrutura do sistema capitalista, que, ao produzir muito mais do que as pessoas efetivamente necessitam, induz o consumo desenfreado por meio dos mecanismos de propaganda e publicidade, criadores de falsas necessidades.
d) formação de grandes estoques.
ERRADA. O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto enfatiza a criação de novas necessidades.
e) implantação de linhas de montagem.
ERRADA. Linhas de montagem não são citadas no texto. O texto fala no consumo, na produção de produtos e na relação do consumidor com a criação de novas necessidades.
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