Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O processo da globalização tem gerado uma internacionalização intensa do capitalismo, fortalecendo cenários regionais no mundo. Marque a alternativa INCORRETA sobre a temática.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Os blocos regionais fortaleceram a união econômica dos países membros e ao mesmo tempo fragmentaram as questões ambientais e culturais.

 

 

Resolução

GABARITO LETRA D

 

O processo da globalização tem gerado uma internacionalização intensa do capitalismo, fortalecendo cenários regionais no mundo. Marque a alternativa INCORRETA sobre a temática.

a)  Na prática, a globalização decorre das grandes corporações que dominam a economia, concentram riqueza e dominam o mercado.

CORRETA. A globalização vem realizando transformações a partir das grandes empresas e corporações transnacionais e dos grupos financeiros numa clara demonstração de dominação dos países ricos sobre os países mais pobres. Na área econômica a globalização trouxe uma série ligações entre diferentes pontos por onde circulam mercadorias, capitais, investimentos e até empregos. Os principais centros desse sistema são as chamadas cidades globais, que abrigam as bolsas de valores, além de sedes de empresas e instituições de cunho internacional.

b)  A indústria passa por uma reorganização de seus processos com o aumento da diversificação da produção por meio da automação.

CORRETA. A Globalização e a revolução tecnológica e científica causaram a automação da produção. A tecnologia desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial estabeleceu um novo padrão de desenvolvimento tecnológico, que levou à modernização e a posterior automatização da indústria. Com a automatização industrial, aceleraram-se os processos de fabricação, o que permitiu grande aumento e diversificação da produção.

c)  O enxugamento dos gastos públicos configura os processos de terceirização, surgimento de novas atividades ou postos de trabalho e o crescimento da economia informal.

CORRETA. A globalização é um processo que atinge simultaneamente todas as esferas nas relações econômicas internacionais. Como resultado temos novos arranjos empresariais, novas relações de trabalho, a flexibilização da produção e a terceirização. Esse reordenamento criou desemprego, flexibilização dos contratos de trabalho, formas de subcontratação, reformas jurídicas que desmontam a legislação trabalhistas e o crescimento das ocupações informais.

d)  Os blocos regionais fortaleceram a união econômica dos países membros e ao mesmo tempo fragmentaram as questões ambientais e culturais.

ERRADA. Um bloco regional é uma organização entre países com o objetivo de se fortalecerem economicamente. Os países estabelecem relações econômicas e sociais, com certos privilégios a partir de interesses comuns.

As questões ambientais são colocadas em pauta porque influenciam processos e cadeias produtivas. Nesse sentido existem acordos para o cumprimento de metas e prazos relacionados a essa temática. Além disso, alguns blocos buscam uma integração também entre os países membros e sua população, ou seja, buscam a inclusão de questões sociais, culturais e políticas nos processos de integração.

e)  A fragmentação dos países de economia desenvolvida se configura por crises como a queda do nacionalismo, surgimento de guerras localizadas e aumento do terrorismo.

CORRETA. O nacionalismo, que é uma ideologia relacionada à ideia de pátria, preservação das nações e defesa dos territórios e das fronteiras. A globalização enfraqueceu políticas nacionalistas porque elas não se integram aldeia global, como ocorre com a Coréia do Norte, Cuba e Venezuela.

A globalização (desigual), na última década deste século, vem contribuindo para a uma sucessão de guerras localizadas em diferentes partes do mundo, inclusive na Europa. Uma das explicações reside no fato das fronteiras territoriais antes invioláveis passaram a ser objetos de disputas internacionais, aumentando, desta forma, a instabilidade entre os Estados. Além disso, o número de atores multiplicou-se no cenário internacional, aumentando as intervenções armadas.

A globalização também fortaleceu a proliferação de ideias radicais e violentas em diversos segmentos da comunidade internacional. A violência passa a ser vista como um ato de defesa (e de contraofensiva), como um recurso, à afirmação da identidade cultural de um determinado grupo. Como consequência temos o aumento do terrorismo.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *