Especialistas de diversas áreas são unanimes em afirmar que o mundo atravessa uma crise sem precedentes. A charge a seguir ironiza este fato, do qual é verdadeiro afirmar que:
Disponlvel em: http://www.conexaoambiental.zip.neVarch
Acesso em 09 ago 2009.
- A) tal como expressa a charge ela tem um caráter eminentemente político, a exemplo dos fatos que ocorrem no Brasil.
- B) os países emergentes que experimentaram um significativo crescimento nos últimos anos recuam em conjunto. No caso brasileiro inicia-se um período de recessão econômica.
- C) alguns países, a exemplo da China e dos Estados Unidos passam ao largo desta crise e continuam com altas taxas de crescimento econômico.
- D) a crise tem uma forte conotação econômica concentrando-se apenas na Europa, na chamada Zona do Euro, tendo tido agravamento dos últimos meses devido a chegada de milhares de imigrantes oriundos em especial do Oriente Médio.
- E) o motor de expansão desta crise concentra-se nas Américas, em especial nos Estados Unidos, que enfrenta desde 2008 um declínio permanente do seu poder econômico e geopolítico no contexto mundial.
Resposta:
Resposta: B) Os países emergentes que experimentaram um significativo crescimento nos últimos anos recuam em conjunto. No caso brasileiro, oficia-se um período de recessão econômica.
Essa resposta é correta porque a crise sem precedentes que o mundo atravessa é caracterizada por uma retração econômica em países emergentes que vinham apresentando crescimento econômico nos últimos anos. No caso do Brasil, específicamente, essa retração se caracteriza por um período de recessão econômica.
É importante notar que a globalização e a divisão internacional do trabalho criaram uma interconexão entre as economias mundiais, fazendo com que uma crise em um país ou região possa se espalhar rapidamente para outros. Nesse sentido, a retração econômica em países emergentes é um reflexo da crise global e não uma característica isolada.
Além disso, a resposta B é correta porque ela não se refere a uma crise única e isolada, mas sim a uma retração econômica mais ampla que afeta vários países emergentes. Isso permite entender que a crise não é um fenômeno localizado, mas sim uma característica mais geral da economia global.
Portanto, a resposta B é a mais adequada porque ela apresenta uma visão mais ampla e geral da crise econômica, considerando a interconexão entre as economias mundiais e a retração econômica em países emergentes.
Deixe um comentário