Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Nos países considerados desenvolvidos cerca de 71% da população tem acesso à internet. Em contrapartida, nos países em desenvolvimento essa média fica em torno de 21%, como pode ser visto no gráfico. Sobre essa desigualdade, é INCORRETO afirmar que:

 

 

Adaptado de: http://goo.gl/2b9Hm > Acesso em: 24/05/2015

 

Resposta:

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

JUSTIFICATIVA DA BANCA: a banca não justificou o motivo da anulação.

APONTAMENTOS DO PROFESSOR: a questão pergunta qual a alternativa incorreta em relação a desigualdade de acesso à internet. O gabarito preliminar foi a letra B, no entanto, a letra A também se encontra incorreta porque o Brasil não tem baixos usuários de internet, o que deixa a questão com duas questões incorretas, resultando na anulação.

GABARITO PELIMINAR LETRA B

GABARITO DEFINITIVO ANULADA

 

Nos países considerados desenvolvidos cerca de 71% da população tem acesso à internet. Em contrapartida, nos países em desenvolvimento essa média fica em torno de 21%, como pode ser visto no gráfico. Sobre essa desigualdade, é INCORRETO afirmar que:

 

 

Adaptado de: http://goo.gl/2b9Hm > Acesso em: 24/05/2015

 

a) Os países em desenvolvimento, como o Brasil, com baixos usuários de internet, podem se beneficiar com um melhor acesso e utilização da tecnologia da informação em áreas como saúde, educação e emprego.

ERRADA. O Brasil não tem baixos usuários de internet. Segundo pesquisa anual do IBGE sobre os hábitos de consumo da população mostra que, no ano de 2015, havia 102,1 milhões de pessoas com mais de 10 anos com acesso à internet, equivalente a 57,5% do total. Além disso, 78,3% das pessoas tinha um celular. As tecnologias da informação são tecnologias que têm o computador, celular e a internet como instrumentos principais e devem ser avaliados como ferramentas de otimização de processos, por exemplo, do cuidado em saúde, da educação e desenvolvimento do emprego. O melhor acesso depende de uma maior cobertura e infraestrutura da rede.

b) Em países como Estados Unidos e Japão as conexões estão concentradas principalmente nas megalópoles e nos grandes centros urbanos, demonstrando bom atendimento de infraestrutura informacional.

ERRADA. A conexão de internet nos Estados Unidos e Japão não se limita as megalópoles ou grandes centros urbanos.  Em ambos os países a internet em bem distribuída entre as cidades (pequenas, médias e grandes). Eles contam com alta velocidade de internet banda larga via fibra ótica, boa cobertura de redes wi-fi e dados moveis.

c) Em países do hemisfério sul, pobres ou em desenvolvimento, as conexões se concentram onde há mais densidades técnicas e populacionais, demonstrando desigualdade de infraestrutura informacional.

CORRETA. Nos países em desenvolvimento as conexões se concentram nos grandes centros urbanos. Nesses países a população que não está conectada tem um perfil bem definido: são mulheres, idosas, pobres, com pouco acesso à educação e vivendo principalmente em zonas rurais. Os custo dos serviços, a falta de infraestrutura para os consumidores que moram longe das grandes cidades e o alto preço dos produtos eletrônicos, em especial, smartphones são alguns dos obstáculos que demonstra a desigualdade de infraestrutura informacional.

d) Há alta concentração de pessoas conectadas no hemisfério norte, em razão da maioria dos países serem desenvolvidos, em detrimento de poucas conexões no hemisfério sul.

CORRETA. A porcentagem de pessoas com acesso à internet em relação à população total é maior no Hemisfério Norte. O próprio gráfico da imagem nos revela que os continentes que pertencem ao hemisfério norte (Ásia, Europa, América do Norte, Central e parte da África e América do Sul) no somatório possuem o número de conexões maior que o Hemisfério Sul (Oceania, Austrália, parte da África e América do Sul).

 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *