O jovem espanhol Daniel se sente perdido. Seu diploma de desenhista industrial e seu alto conhecimento de inglês devem ajudá-Io a tomar um rumo. Mas a taxa de desemprego, que supera 52% entre os que têm menos de 25 anos, o desnorteia. Ele está convencido de que seu futuro profissional não está na Espanha, como o de, pelo menos, 120 mil conterrâneos que emigraram nos últimos dois anos. O irmão dele, que é engenheiro-agrônomo, conseguiu emprego no Chile. Atualmente, Daniel participa de uma “oficina de procura de emprego” em países como Brasil, Alemanha e China. A oficina é oferecida por uma universidade espanhola.
GUILAYN, P. Na Espanha, universidade ensina a emigrar. O Globo, 17 fev. 2013 (adaptado).
A situação ilustra uma crise econômica que implica
- A) valorização do trabalho fabril.
- B) expansão dos recursos tecnológicos.
- C) exportação de mão de obra qualificada.
- D) diversificação dos mercados produtivos.
- E) intensificação dos intercâmbios estudantis.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) exportação de mão de obra qualificada.
GABARITO LETRA C
O jovem espanhol Daniel se sente perdido. Seu diploma de desenhista industrial e seu alto conhecimento de inglês devem ajudá-Io a tomar um rumo. Mas a taxa de desemprego, que supera 52% entre os que têm menos de 25 anos, o desnorteia. Ele está convencido de que seu futuro profissional não está na Espanha, como o de, pelo menos, 120 mil conterrâneos que emigraram nos últimos dois anos. O irmão dele, que é engenheiro-agrônomo, conseguiu emprego no Chile. Atualmente, Daniel participa de uma “oficina de procura de emprego" em países como Brasil, Alemanha e China. A oficina é oferecida por uma universidade espanhola.
GUILAYN, P. Na Espanha, universidade ensina a emigrar. O Globo, 17 fev. 2013 (adaptado).
A situação ilustra uma crise econômica que implica
a) valorização do trabalho fabril.
ERRADA. No atual mundo globalizado e após a crise econômica de 2011, alguns países ficaram extremamente endividados, o nível de desemprego aumentou e economias ficaram estagnadas. Com isso, o trabalho fabril ficou desvalorizado devido a essa crise.
b) expansão dos recursos tecnológicos.
ERRADA. Em momentos de crise econômica, a expansão de investimentos em recursos tecnológicos não ocorre ou tendem a diminuir, por conta de os países precisarem resguardar suas finanças e honrar acordos.
c) exportação de mão de obra qualificada.
CORRETA. A situação ilustra uma crise econômica que implica exportação de mão de obra qualificada. Devido à crise econômica mundial, muitos países entraram numa espiral de desemprego e estagnação econômica. Uma das consequências provocadas por esse processo foi a relativização da mão de obra qualificada e seu deslocamento para economias emergentes, que sofreram menos com a crise. O exemplo do desenhista industrial Daniel ilustra como o desemprego em países desenvolvidos devido à crise econômica tem causado migrações de trabalhadores qualificados.
d) diversificação dos mercados produtivos.
ERRADA. Em períodos de crises, os mercados produtivos não conseguem diversificar em decorrência de poucos fluxos comerciais e queda nas trocas de produtos do mercado interno, sofrendo estagnação.
e) intensificação dos intercâmbios estudantis.
ERRADA. Pelo contrário. Em momentos de crise econômica os intercâmbios estudantis tendem a diminuir. São feitos cortes nos gastos e dado preferência para setores mais básicos da sociedade, como alimentação e transporte.
Deixe um comentário