Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A nova divisão do trabalho leva a uma verdadeira mundialização dos lugares. Esses lugares, mais que antes, têm um ar de família, pela sua materialidade e pelas relações que permitem. A unicidade das técnicas que presidem a instalação dos novos objetos se dá em nível mundial, assim como a unidade das relações que os animam. Unicidade técnica e unidade do motor são os grandes dados inovadores de nossa época e que asseguram a passagem de uma situação de mera internacionalização a uma situação de globalização, para cuja efetivação a operação das multinacionais contribui largamente.

 

(Adaptado de SANTOS, 2009)


A respeito das multinacionais, da globalização e da organização dos territórios, assinale a alternativa INCORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) O crescimento do mercado consumidor em vários países subdesenvolvidos nos últimos anos proporcionou a criação e a ampliação de grandes empresas industriais de capital nacional, não vinculadas aos grupos multinacionais. Tal situação é evidenciada principalmente nos setores de alimentação, bebidas e vestuário.

GABARITO LETRA D

 

A respeito das multinacionais, da globalização e da organização dos territórios, assinale a alternativa INCORRETA.

 

a) As maquiladoras, em geral de capital estrangeiro, têm como característica finalizar a montagem de produtos para exportação. Localizadas em sua maior parte na fronteira do México com os Estados Unidos, contratam por baixa remuneração trabalhadores não qualificados, destacando-se a mão de obra feminina.

 

CORRETA. As maquiladoras (empresas) recebem as peças, componentes, matérias-primas de fora e apenas fazem sua montagem, transformando-as em produtos terminados.  Cerca de 95% das peças são produzidas nos Estados Unidos e da Ásia  e são trazidas para o México para serem montadas. Os produtos terminados atravessam a fronteira e recebem o selo Made in USA. Além disso , as maquiladoras preferem trabalhar com mulheres para poder pagar salários menores e porque supostamente reclamam menos. Por isso, mais de 60% dos trabalhadores são mulheres, na maioria jovens. Essas mulheres em muitos casos são demitidas por apresentarem manifestações contra  o excesso de trabalho, a pressão, perseguição e maus tratos que sofrem nessas empresas.

 

b) O deslocamento das unidades produtivas de muitas empresas multinacionais para países subdesenvolvidos foi favorecido pelo desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que proporcionaram a possibilidade de se ter concepção, gestão e produção em lugares diferentes.

 

CORRETA. As empresas multinacionais são caracterizadas por possuírem uma matriz em um determinado país (geralmente desenvolvido) e atuarem em vários outros países (em regra subdesenvolvidos) através da instalação de filiais. Em meados da década de 1990, duas forças principais começaram a transformar o cenário competitivo dessas empresas. O primeiro foi o impacto das multinacionais nos países emergentes e o segundo foi o aumento da economia digital. As TICs estão inseridas dentro dessa economia e exercem funções primordiais, uma delas e a redução dos custos de coleta, armazenamento e análise de dados. Conforme aumenta o volume de informação e são reduzidos os custos de produção de dados, também diminuem os custos das atividades comerciais, bem como aqueles relacionados a pesquisa, negociação, acompanhamento e execução.

 

c) Decorrente da crise do capitalismo na década de 1970, a produção flexível surgiu como alternativa ao fordismo. Esse sistema caracteriza-se pela inexistência ou redução drástica dos estoques, flexibilização e terceirização do trabalho, produção em séries menores, além da parceria entre empresas para concepção e fabricação de determinados produtos.

 

CORRETA. Em contradição ao fordismo , a produção flexível (toyotismo) sugere a adequação da estocagem dos produtos conforme a demanda – isso significa que a produção varia conforme a demanda. Nesse sistema de produção, um mesmo trabalhador passa a executar várias funções, de acordo com as necessidades da empresa (acumulação flexível). Outra característica é a terceirização de processos de produção, reduzindo custos de produção.

 

d) O crescimento do mercado consumidor em vários países subdesenvolvidos nos últimos anos proporcionou a criação e a ampliação de grandes empresas industriais de capital nacional, não vinculadas aos grupos multinacionais. Tal situação é evidenciada principalmente nos setores de alimentação, bebidas e vestuário.

 

ERRADA. As politicas industriais recentes nos países subdesenvolvidos estão voltadas para o desenvolvimento de capacidades técnicas e inovação na produção (tecnologia). Por conta dessa aspecto, tem surgido novos grupos de multinacionais. No geral, os países considerados subdesenvolvidos possuem uma concentração das atividades nos setores terciários e primário. Além disso, os setores de alimentação, bebidas e vestuário é forte nos países desenvolvidos.

 

e) No contexto da expansão do capital, a busca por novos investimentos de grande volume tem repercutido em uma intensa competitividade nas mais diversas escalas. No Brasil, como meio de se obter tais investimentos, cidades e estados ampliaram crescentemente os benefícios concedidos às empresas, culminando no que se denominou de “guerra fiscal”.

 

CORRETA. A concessão de benefícios fiscais, financeiros e infraestruturais integra o elenco de dispositivos de fomento manejados de maneira geral pelo setor público com o propósito de estimular as mais diversas atividades econômicas, sendo efetuada tanto para atrair novos empreendimentos como para apoiar a base produtiva já instalada e em operação. No Brasil a chamada “guerra fiscal” e caracteriza pela generalizada e ascendente disputa de incentivos que se estabeleceu entre os estados, na qual se engajaram diversos municípios, na tentativa de influenciar a alocação espacial dos investimentos privados e consequentemente disputas tributarias sobre arrecadação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *