Observe as imagens.
(http://tecnologia.uol.com.br/infograficos/2012/12/17)
As imagens destacam os locais em que são produzidos alguns componentes de um smartphone. O professor de Geografia utilizou-as para abordar, junto aos alunos, a temática
- A) da globalização e seus efeitos sobre a organização do espaço industrial mundial.
- B) da divisão do mundo entre países industrializados e produtores de matérias-primas.
- C) do imperialismo e o domínio dos países ricos sobre a economia dos países pobres.
- D) da separação entre produção tecnológica(software) e produção material(hardware).
- E) do fim das barreiras econômicas entre países ricos e pobres pela integração da produção.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) da globalização e seus efeitos sobre a organização do espaço industrial mundial.
RESPOSTA: LETRA "A"
LETRA "A" - CERTA - As duas figuras querem demonstrar como a globalização afeta a produção atual de um produto, em que as peças são fabricadas em diversos países espalhados pelo continente norte-americano, europeu e asiático. No caso, por a questão abordar a fabricação de um smartphone da Apple, as peças são dotadas de elevada tecnologia e por isso são produzidas em locais que possuem altos investimentos em ciência e tecnologia.
LETRA "B" - ERRADA - No caso da produção de peças de um smartphone da Apple, as quais demandam tecnologias mais avançadas, são, em sua maioria, os países ricos que produzem, como o Japão, Estados Unidos e Alemanha. A divisão entre países pobres produtores de matérias-primas e ricos industrializados não é a mais adequada a essa questão.
LETRA "C" - ERRADA - Não é essa a relação demonstrada pelas duas figuras, que tratam da produção de peças de celular em diversos países espalhados pelo globo.
LETRA "D" - ERRADA - Em nenhuma das figuras há alusão à softwares, como Android e o iOS, pois são citadas apenas peças de um smartphone.
LETRA "E" - ERRADA - Os países mostrados no mapa das duas figuras são países desenvolvidos ou em desenvolvimento, que possuem altos investimentos em pesquisa e tecnologia, como a Coréia do Sul. Não há nenhum país da África ou da América do Sul nas figuras e por isso não é correto falar em fim da barreira econômica entre países ricos e pobres.
Deixe um comentário