Uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos são menores, as unidades de produção onde os salários são os mais baixos, os capitais onde os juros são os mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida é mais elevada.
SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa.
São Paulo: Companhia das Letras, 2001 (adaptado).
No texto estão apresentadas estratégias empresariais no contexto da globalização. Uma consequência social derivada dessas estratégias tem sido
- A) o crescimento da carga tributária.
- B) o aumento da mobilidade ocupacional.
- C) a redução da competitividade entre as empresas.
- D) o direcionamento das vendas para os mercados regionais.
- E) a ampliação do poder de planejamento dos Estados nacionais.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) o aumento da mobilidade ocupacional.
GABARITO LETRA B
Uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos são menores, as unidades de produção onde os salários são os mais baixos, os capitais onde os juros são os mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida é mais elevada.
SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001 (adaptado).
No texto estão apresentadas estratégias empresariais no contexto da globalização. Uma consequência social derivada dessas estratégias tem sido
a) o crescimento da carga tributária.
ERRADA. O crescimento da carga tributária é uma consequência econômica. Além disso, esse tipo de ação afugenta a classe empresarial, ou seja, reduz ou faz migrar os investimentos.
b) o aumento da mobilidade ocupacional.
CORRETA. O comando da questão quer uma consequência social derivada da estratégia empresarial. Das opções citadas, a alternativa é a única que se encaixa, porque o aumento da mobilidade ocupacional é resultado dos avanços nos meios de comunicação e transporte que encurtaram as distâncias e o tempo, facilitando a mobilidade e gestão das empresas em diferentes locais.
c) a redução da competitividade entre as empresas.
ERRADA. As estratégias empresariais apresentadas no texto aumentam a competitividade, ou seja, as empresas fragmentam-se em busca de maiores vantagens, buscando a lucratividade.
d) o direcionamento das vendas para os mercados regionais.
ERRADA. A estratégia de vendas não abrange somente os mercados regionais. O mercado atual e interligado globalmente, regionalmente e localmente, dependendo da finalidade.
e) a ampliação do poder de planejamento dos Estados nacionais.
ERRADA. No atual contexto da globalização, o planejamento dos Estados sofre influência dos grandes aglomerados empresariais, principalmente empresas que detém capital externo.
Deixe um comentário