Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Ainda que um processo de globalização seja incontestável, há quem considere esse processo carregado de um conteúdo perverso. É fundamental o fortalecimento da cidadania em todos os seus aspectos. O uso do território deveria contemplar todos os cidadãos em seus diferentes modos de vida. O social deveria ser prioridade dos governantes. Dessa forma, somente com a participação de todos os setores sociais será possível tomar as melhores decisões para fazer frente aos processos fragmentadores dos agentes hegemônicos, que caminham junto com a globalização.

Nesse contexto, relacionando-se essas ideias à situação brasileira, há muitos críticos à forma como a globalização se inseriu e se processa no país.

Esses críticos consideram que é necessária a construção de um projeto nacional que priorize, antes de tudo, o(a)

Resposta:

A alternativa correta é letra D) sociedade em sua complexidade

  

Esses críticos consideram que é necessária a construção de um projeto nacional que priorize, antes de tudo, o(a)


a) setor empresarial em sua diversidade

 

Item INCORRETO. O texto da questão afirma que "O social deveria ser prioridade dos governantes. Dessa forma, somente com a participação de todos os setores sociais será possível tomar as melhores decisões [...]." Nesse sentido, o setor empresarial é apenas um dos setores da sociedade, de modo que priorizá-lo reforça o que os críticos relatam sobre como a globalização se inseriu no país.   


b) mercado financeiro em sua dinâmica

 

Item INCORRETO. Assim como no item anterior, o mercado financeiro é apenas um dos segmentos da sociedade. Quando na verdade os críticos defendem que um projeto nacional brasileiro contemple o social como um todo e não se limite a considerar apenas um setor ou outro. 

 

c) fluxo de informações em sua abrangência

 

Item INCORRETO. O texto da questão critica o processo de globalização. Por sua vez, o fluxo de informações em sua abrangência já é uma característica intrínseca desse fenômeno. Logo, priorizar algo que faz parte da essência do que está sendo criticado não faz sentido. 


d) sociedade em sua complexidade

   

Item CORRETO. Inicialmente, cabe destacar que a globalização compreende o fenômeno do estreitamento das relações socioespaciais em âmbito global promovido pelo avanço tecnológico dos setores de transportes e telecomunicações. A crítica em geral ao processo globalizador afirma que tal fenômeno favorece a concentração de renda nos países mais ricos, eleva as desigualdades entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, como o Brasil, e não respeita a complexidade das culturas globais, buscando homogeneizá-las através da cultura midiática de massas. O texto da questão faz esse juízo ao afirmar que "O uso do território deveria contemplar todos os cidadãos em seus diferentes modos de vida." 

 

No caso brasileiro, a complexa sociedade do país, representada por suas múltiplas facetas, requer a construção de um projeto nacional que leve em consideração todas as particularidades da miscelânea social que é o Brasil. O processo de globalização não pode sobrepor as peculiaridades de um país tão diverso ao ponto de tratar todos os setores sociais de forma homogênea, não respeitando a peculiaridade de cada um. Portanto, os críticos consideram a necessidade da construção de um projeto nacional que priorize a sociedade brasileira em sua complexidade. 

 

Desse modo, este é o GABARITO da questão


e) tecnologia em sua potencialidade

 

Item INCORRETO. Assim como no item C, a tecnologia em sua potencialidade já é uma característica intrínseca da globalização. Assim, priorizar algo que faz parte da essência do que está sendo criticado não faz sentido. 

 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *