O processo de abertura da economia brasileira, diante do processo de globalização, foi muito rápido e muitas empresas não conseguiram uma adaptação a essa nova realidade de mercado, o que culminou em venda de empresas nacionais às grandes corporações transnacionais.
Sobre a relação entre a situação brasileira no contexto da globalização e o papel das transnacionais, analise as afirmativas abaixo.
I – As transnacionais, nas últimas décadas, aumentaram em muito sua participação na economia brasileira.
II – As grandes corporações transnacionais investem maciçamente em tecnologia e isso gerou, na década de 1990, muitos cortes no setor de empregos no Brasil.
III – As empresas transnacionais que operam no Brasil, no contexto da economia global, deixaram de ter seus centros de decisão fora das fronteiras do país sede e o Estado brasileiro passou a comandar o funcionamento dos mercados a elas associados.
É correto APENAS o que se afirma em
- A) I
- B) II
- C) III
- D) I e II
- E) I e III
Resposta:
A alternativa correta é letra D) I e II
I - As transnacionais, nas últimas décadas, aumentaram em muito sua participação na economia brasileira.
Correta. A participação das transnacionais na economia brasileira tem início na década de 1990 com a abertura econômica do país para o mercado internacional, fruto da globalização econômica. A partir desse período, o Estado brasileiro adotou um pacote de medidas, como a redução de alíquotas de importações e a privatização de empresas estatais, que tornaram o ambiente econômico atrativo para a instalação de filiais de grandes corporações em nosso país. Aliado a isso, a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor também tem favorecido o aumento dessa participação registrada nas últimas décadas.
II - As grandes corporações transnacionais investem maciçamente em tecnologia e isso gerou, na década de 1990, muitos cortes no setor de empregos no Brasil.
Correta. Isso porque, a mão-de-obra humana, em sua grande maioria, foi substituída por tecnologias e processos operacionais modernos. Conhecido por desemprego estrutural, esse processo gerou muitos cortes de empregos no Brasil na década de 1990.
III - As empresas transnacionais que operam no Brasil, no contexto da economia global, deixaram de ter seus centros de decisão fora das fronteiras do país sede e o Estado brasileiro passou a comandar o funcionamento dos mercados a elas associados.
Incorreta. É comum que os centros de decisão das empresas transnacionais fiquem nos países sedes das corporações. Estes países geralmente são desenvolvidos e pioneiros no processo de industrialização. Por sua vez, o Estado brasileiro não passou a comandar o funcionamento dos mercados associados as transnacionais.
Assim, é correto apenas o que se afirma em I e II.
Dessa forma, vamos as alternativas:
a) I
Item INCORRETO.
b) II
Item INCORRETO.
c) III
Item INCORRETO.
d) I e II
Item CORRETO.
Desse modo, este é o GABARITO da questão.
e) I e III
Item INCORRETO.
Deixe um comentário